Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Viva Crítica! Bienal da UNE também é Ciência a Tecnologia; Inscreva-se!

23/12/2016 às 16:33, por Cristiane Tada.

Projetos de pesquisa em de qualquer área de conhecimento que já tenham resultados para comunicar podem ser inscrever

Até o dia 06 de Janeiro resumos de trabalhos de Ciência e Tecnologia podem ser inscritos na 10ª Bienal da UNE de acordo com o regulamento AQUI e o edital atualizado da mostra AQUI.

O projeto de C&T é a comunicação de pesquisa científica, quer seja um projeto de iniciação científica, mestrado, doutorado, entre outros, nas diversas área de conhecimento que já tenha resultados a comunicar.

O coordenador do Fórum de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG) Phillipe Pessoa, um dos coordenadores da Mostra, afirma que o edital da Mostra Selecionada foi modificado nesta edição. “ Vamos conversar mais com o restante da Bienal, tornar nossa mostra mais moderna e dinâmica. As apresentações serão orais, com horários divulgados amplamente para todo o público, e os participantes deverão enviar até 3 imagens representativas para a apresentação, afim de que o público se interesse e interaja com as apresentações dos trabalhos. Além disso, estamos pedindo  um resumo gráfico, uma imagem esquemática que sintetize visualmente a contribuição do trabalho a ser apresentado”, explicou.

Todos os trabalhos apresentados serão ainda analisados e comentados por uma banca avaliadora. Os resumos selecionados e apresentados serão publicados no livro de resumo ISBN.

Este ano a homenagem de C&T será ao pensamento crítico e 80 trabalhos serão selecionados de acordo com a relevância da contribuição na área da pesquisa.

De acordo com Pessoa o tema desta Mostra é Viva crítica! Na Ciência e na Democracia uma valorização do pensamento e da capacidade crítica dos pesquisadores e uma reflexão aos participantes da Bienal que nesta 10ª edição será uma “Feira da Reinvenção”. “ A capacidade crítica é fundamental também para viver plenamente a democracia. Uma das ferramentas para reinventar é praticar a capacidade crítica no cotidiano”.

E continuou: “os fazedores de ciência também são artistas, a ciência também tem a capacidade de transformar a sociedade e a produção intelectual é mais do que reproduzir uma técnica”.

C&T terá ainda duas Mostras de trabalhos convidados: o Segundo Seminário de internacionalização Internacionalização da Ciência Brasileira e o 1.º Encontro de Jovens Cientistas Negros e Negras.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo