Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Universitários elegem 6.452 delegados para o 54º Congresso da UNE

02/06/2015 às 10:26, por Redação UNE.

Maior fórum estudantil do país registra maior representação dos últimos dez anos.

Anote aí: 6.452 delegados estão credenciados para o 54º Congresso da UNE (Conune), o maior e principal encontro do movimento estudantil brasileiro.

O número consolida a dimensão do congresso, o maior da UNE desde a reforma eleitoral da entidade realizada em 2006 – desde 2007 a escolha dos delegados se dá por universidade, e não mais por curso.

Os delegados são os eleitos para representar os estudantes de sua universidade no Conune.

O congresso, que começa amanhã (3) e vai até domingo (7) em Goiânia, é a instância máxima de deliberação da UNE: debate e aprova as resoluções a orientar a próxima gestão da entidade, elege diretoria e conselho fiscal da UNE para os próximos dois anos e modifica o estatuto da entidade (com voto de três quintos dos delegados).

Ao todo, cerca de dois milhões de universitários participaram da eleição dos delegados em todo o país.

Para Ivo Braga, diretor de Humanas da UNE, a participação expressiva é resultado da crescente mobilização dos estudantes desde as jornadas de junho de 2013 e da ampliação do acesso ao ensino superior a partir de 2003.

“Políticas como o Reuni, ProUni e Fies, aliadas à mobilização dos estudantes, ajudam a entender porque esse é o maior congresso da UNE”, afirmou Braga.

ELEIÇÕES E DCEs

O 54º Conune também marca o recorde de eleições convocadas por DCEs (Diretórios Centrais dos Estudantes): foram mais de 500 diretórios, ante 380 no congresso passado.

Minas Gerais, com 73 DCEs, e Bahia, com 63, foram os Estados com maior número de DCEs com eleições convocadas, seguidos por Rio de Janeiro (62) e São Paulo (55).

Foram também mais de 3.000 eleições organizadas por Comissões de Dez, instituídas quando a IES (Instituição de Ensino Superior) não possui DCE, não credenciou o DCE no Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais) ou perdeu o prazo para credenciamento.

O processo de inscrição deste ano, semelhante ao do último congresso, avançou em desempenho, com melhor performance do site de inscrições e facilidade de acesso.

Serviço

  • O que:54o Congresso da UNE


    Quando:3 a 7 de junho de 2015
    Onde:Goiânia (GO)
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo