Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Universidades organizam resistência e criam comitês em defesa da democracia

04/04/2016 às 16:20, por Rafael Minoro.

Site traz o mapeamento da resistência democrática nas instituições de diversos estados, além de trazer um passo a passo par a montagem de novos comitês

Cada vez mais universidades brasileiras estão se mobilizando na luta a favor da democracia e contra a ruptura institucional no país. Os chamados comitês universitários pela democracia estão surgindo em instituições públicas e privadas, de todas as regiões, com o objetivo de debater o momento político atual. A iniciativa envolve estudantes, professores, funcionários, técnico-administrativos e toda a comunidade acadêmica.

Para acompanhar esse movimento, foi criado o site Universidade Pela Democracia (www.universidadepelademocracia.com.br), uma plataforma de mapeamento de todos os comitês criados pelo país, além de coletivos e outras frentes universitárias. Antes, o movimento já atuava pelas redes sociais no endereço facebook.com/universidadepelademocracia.

A ideia da ferramenta é reunir em só espaço toda a mobilização universitária pela democracia, auxiliando na organização local e na construção de redes. O funcionamento é simples, basta o usuário cadastrar o seu comitê ou o seu coletivo pela democracia e passar a integrar o sistema.

Além disso, o site traz um passo a passo para a montagem de novos comitês universitários. A partir de um manual detalhado, os interessados têm acesso a instruções de como promover debates, atividades culturais, como desenvolver estratégias de divulgação, materiais gráficos, guerrilha virtual e outras táticas de mobilização.

INTERNET PELA DEMOCRACIA

O site Universidade Pela Democracia integra um conjunto de iniciativas virtuais para a defesa da democracia e a luta contra a ameaça de golpe. Entre outras estão o site Mapa Da Democracia (www.mapadademocracia.org.br) – instrumento que tem sido usado pela sociedade para pressionar parlamentares a votarem contra o impeachment e o Não Vai Ter Golpe (www.naovaitergolpe.com) que reúne informações sobre o atual momento político e manifestos de diferentes entidades, artistas, coletivos e indivíduos pela democracia.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo