Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Unila abre vagas a haitianos residentes no Brasil

05/01/2016 às 18:06, por Da Redação.

Inscrições vão até o dia 29 de janeiro

Cidadãos haitianos, regularmente admitidos no Brasil ou que obtiveram visto humanitário, podem se candidatar a vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR). Serão disponibilizadas 10 vagas e os selecionados terão direito ao estudo gratuito até a finalização da carreira. As inscrições devem ser realizadas até 29 de janeiro.

Dados do Ministério da Justiça mostram que, de 2010 a 2013, ingressaram no Brasil 21.430 haitianos; e de janeiro a abril de 2014, chegaram outros 7,3 mil. Em 2015, mais de 7 mil haitianos chegaram ao país, somente pelo Acre.

Todo o processo é gratuito e online, por meio do link seleccion.unila.edu.br. No ato da inscrição, o candidato poderá optar qual dos 29 cursos de graduação da UNILA deseja cursar.

A seleção será conduzida pela Banca de Seleção de Estudantes Estrangeiros (BSEE/UNILA) e consistirá em análise e avaliação ponderada dos documentos apresentados. A previsão é que o resultado seja publicado, no site da UNILA, no dia 15 de fevereiro. As aulas terão início em 7 de março.

Pró-Haiti

Instituída pela Resolução nº 37 do Conselho Universitário da UNILA, o Pró-Haiti, que está em seu segundo ano, tem o objetivo de contribuir para a integração dos haitianos à sociedade brasileira, bem como fortalecer o intercâmbio acadêmico com o sistema de ensino superior do Haiti. A Resolução considera a situação dos haitianos refugiados e a destruição do Ensino Superior no Haiti, em decorrência do terremoto de 2010. Além disso, leva em consideração o fato de os haitianos serem vítimas de xenofobia na América Latina.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo