Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UNE vai percorrer 12 universidades em 10 estados defendendo o ensino público

28/03/2018 às 11:52, por Cristiane Tada.


Entre os dias 20 de Abril e 07 de Junho a UNE Volante em defesa da universidade pública e gratuita vai mobilizar as maiores universidades do Brasil com debates, convidados políticos, assembleias estudantis e festival cultural Inquietações

União Nacional dos Estudantes (UNE), que representa mais de 7 milhões de estudantes brasileiros, inicia sua caravana UNE Volante: um universidade chamada Brasil no próximo dia 20 de Abril, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, do Pará. 

Entre os meses de Abril a Junho a maior organização de juventude da América Latina junto ao CUCA da UNE percorrerão universidades das 5 regiões do país, levando debates e o Festival Inquietações em campanha na defesa da universidade pública e gratuita.

Vamos mobilizar grandes nomes da academia, da política e dos movimentos sociais para pautar e discutir o papel das instituições de ensino para setores estratégicos do Brasil como a soberania nacional, o fortalecimento da democracia, a engenharia nacional, a produção agrícola, o combate às desigualdades sociais, a consolidação do SUS, entre outros assuntos”, destacou a presidenta da UNE, Marianna Dias.

UNE Volante articulará reitores, professores, técnicos-administrativos e estudantes em comitês e campanhas em defesa da universidade pública em cada universidade que percorrer.

12 UNIVERSIDADES EM 9 ESTADOS MAIS O DF

Em cada universidade um tema será debatido. Confira a agenda:

20 de Abril – UFPA (Belém) – Defesa do caráter gratuito da universidade.

24 de Abril – UFC (Fortaleza) – Papel estratégico da universidade na manutenção e ampliação do SUS.

27 de Abril – UFPE (Recife) – Papel estratégico da universidade na elaboração de políticas públicas de cultura

03 de Maio – UnB (Brasília) – Papel estratégico da universidade na consolidação da soberania nacional.

08 de Maio – UFU (Uberlândia) – Universidade e Engenharia Nacional.

11 de Maio – UFMG (Belo Horizonte) – Democracia na Universidade e no Brasil.

17 de Maio – UFBA (Salvador) – Ciência, Tecnologia e Inovação.

22 de Maio – UERJ (Rio de Janeiro) – Orçamento das Estaduais.

25 de Maio – UFRJ (Rio de Janeiro) – O papel estratégico da universidade na organização das cidades.

29 de Maio – UFSC (Florianópolis) – Autonomia universitária em tempos de golpe.

05 de Junho – UFRGS (Porto Alegre) – Cem anos da Reforma de Córdoba.

07 de Junho – USP (São Paulo) – A universidade e saídas econômicas para o Brasil.

FESTIVAL INQUIETAÇÕES

Em cada universidade o Circuito Universitário de Cultura e Arte, CUCA da UNE e as entidades estudantis locais vão promover uma edição do Festival Inquietações. Ele será um espaço de disseminação dos artistas locais em várias linguagens e principalmente na música. Além de lembrar os antigos festivais universitários que lançou ícones da MPB, a entidade quer reativar e defender os espaços de convivência estudantis e ainda apresentar uma proposta de Regulamentação das Atividades Culturais e Recreativas em cada instituição.

 

INQUIETAÇÕES !

VEM AI A REDE DE FESTIVAIS UNIVERSITÁRIOS: INQUIETAÇÕES!O Inquietações são Festivais que vão rodar as Universidades em todos os cantos do Brasil junto com a UNE Volante, de Abril a Junho de 2018. Você que tem sua banda, que canta, que é poeta, que faz vídeos, filmes, que produz arte na sua Universidade, fica ligado pra mais informações, chega junto e ajude a divulgar o INQUIETAÇÕES no seu estado, na sua sala de aula e nas redes!

Publiée par CUCA da UNE sur mercredi 21 mars 2018

INSCREVA ATIVIDADES DA SUA UNIVERSIDADE

 DCEs, CAs, e estudantes de uma forma em geral podem propor atividades como debates, atos, panfletagens e apresentações culturais para o Inquietações. “Para que a UNE Volante tenha condições de alcançar a todos estamos lançando um formulário para inscrição de atividades que possam entrar no nosso roteiro. A ideia é que as propostas sejam no eixo da temática do evento, ou seja, o papel da universidade pública para setores estratégicos do desenvolvimento do país e também movimentar a defesa da universidade pública e gratuita”, destacou o coordenador da UNE Volante, Leonardo Guimarães. 

→ ACESSE O FORMULÁRIO AQUI

TRADIÇÃO DAS CARAVANAS DA UNE

A UNE Volante acontece pela terceira vez. A edição de 2018 debaterá o nosso modelo de universidade e reforma universitária em tempos de graves ataques à autonomia universitária, como o caso das ações espetacularizadas na UFMG e UFSC, de crise de financiamento das universidades estaduais e de questionamento do caráter gratuito da universidade pública.

As duas primeiras edições aconteceram respectivamente em 1962 e 1963 e consolidaram a UNE nas universidades com grandes assembleias, agitaram a campanha da legalidade em defesa da posse de João Goulart, debateram um projeto de Reforma Universitária da UNE e criaram o Centro Popular de Cultura (CPC).

Nos anos 2000, as caravanas voltaram a fazer parte da história da entidade: em 2004 foram feitas duas edições, a UNE pelo Brasil e a Caravana de Cultura e Arte Paschoal Carlos Magno. Em 2008 a Caravana da Saúde, Educação e Cultura rodou o país e, mais recentemente, a Caravana UNE Brasil + 10, realizada em 2012, seguiu o mesmo roteiro debatendo os rumos da educação.

SERVIÇO

O que? UNE VOLANTE E FESTIVAL INQUIETAÇÕES

Quando? 17 de Abril a 07 de Junho de 2018.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo