Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UNE traz “defesa da democracia” para o tema de seu Congresso em Goiânia

28/05/2015 às 16:48, por Cristiane Tada.

Começa na próxima quarta (3) o maior encontro da juventude organizada no país, que definirá os posicionamentos do movimento estudantil, a nova presidência e diretoria da entidade

Em meio ao cenário de agitação política de 2015, a União Nacional dos Estudantes realiza o maior Congresso da sua história em Goiânia, entre os dias 3 e 7 de junho (quarta a domingo). O 54º Congresso da UNE deverá reunir 10 mil estudantes universitários de todas as regiões do país com o tema ”A UNE em defesa dos estudantes, da democracia e do Brasil”. O Congresso acontece na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Pontifícia Universidade Federal de Goiás (PUC-GO).

A abertura oficial do evento acontece na noite da quarta-feira (3). Na quinta e na sexta, acontecem mais de 30 debates e grupos de discussão, com dezenas de convidados, além de uma grande passeata pelas ruas da capital goiana. No sábado, acontece um ato político em defesa da democracia no país. No domingo, será escolhida a nova presidência e a nova diretoria da entidade, além de definido o seu posicionamento para o próximo período.

O Congresso da UNE também conta com atividades paralelas, como o Encontro Nacional de Estudantes Cotistas, Bolsistas do Prouni e Fies, além de atividades culturais. Toda a programação é aberta e gratuita.

EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Em março de 2015, a UNE se juntou a outras entidades como o MST, a CUT e a CTB, promovendo uma série de manifestações em todo país para defender a democracia, a reforma política, além de protestar contra os interesses de privatização da Petrobras. O posicionamento da UNE acontece em um momento de ascensão do conservadorismo e de expressões golpistas a favor, inclusive, da volta da ditadura militar no país.
Os estudantes temem, também, os retrocessos do Congresso Nacional em temas como a redução da maioridade penal e a reforma política antidemocrática – beneficiando o personalismo na política, a corrupção e a influência do poder econômico no sistema político brasileiro.

CONTRA OS CORTES NA EDUCAÇÃO

A UNE inicia o seu 54º Congresso em clima de repúdio ao anúncio de R$9 bilhões cortados da área educacional no ajuste fiscal do país. A entidade protesta contra a atual política econômica do governo federal e não aceita restrições que comprometam o Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 e que prevê o investimento de 10% do PIB nacional neste setor. A UNE lançou a campanha #NenhumCentavoAMenos, em que cobra também a aplicação de R$2,5 bilhões em políticas de assistência estudantil.

NOVA PRESIDÊNCIA E DIRETORIA

A eleição da nova presidência e diretoria da UNE no domingo (7) é um dos momentos mais aguardados do Congresso. A nova direção estará à frente de 7 milhões de universitários do país e será responsável pelos rumos da UNE no atual cenário político e educacional do país. Já foram presidentes da UNE personagens como o ministro Aldo Rebelo, os senadores Lindberg Farias e José Serra, os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo