Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UNE não aceita reduções do FIES

07/05/2015 às 18:44, por Redação.

Leia nota da entidade em defesa dos estudantes do ensino privado brasileiro

A União Nacional dos Estudantes (UNE) não aceita as reduções nas inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) anunciadas pelo Ministério da Educação. A entidade também não tolera que qualquer estudante seja prejudicado sem a renovação de contratos do programa. Para a UNE, além da garantia dos aditamentos, os contratos do FIES devem ser ampliados, promovendo o acesso à universidade e a garantia do direito à educação.

As mudanças no sistema e nas regras do FIES, anunciadas desde o fim de 2014, têm causados transtornos e inclusive a desistência de alunos em concluir os seus cursos, o que é absolutamente lamentável e negativo para o quadro de políticas educacionais do país. A reforma do FIES, apesar de ser legítima em alguns dos seus méritos – como a maior fiscalização sobre as universidades privadas e o combate aos abusos do setor – não pode de maneira alguma prejudicar o estudante, elo mais frágil e importante dessa cadeia.

A UNE defende também um processo muito maior de regulamentação do ensino privado no Brasil, com o controle das mensalidades, garantia da qualidade de ensino dos cursos e transparência na planilha de custos das instituições.Para tanto, o movimento estudantil cobra a urgente criação do INSAES (Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior).

União Nacional dos Estudantes

São Paulo, 07 de maio de 2015.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo