Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UNE marca presença na 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

06/01/2016 às 18:36, por Da Redação.

Evento ocorreu de 14 a 17 de dezembro e debateu a relação do Estado com os povos indígenas

De 14 a 17 de dezembro aconteceu a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, em Brasília, com 3700 participantes do governo e da sociedade civil discutindo o tema: ” A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988″. A etapa nacional foi fruto de 142 conferências locais e 26 regionais ao longo do ano de 2015.

Presente no evento, a diretora de meio ambiente da UNE, Samara Daniele, destacou a importância do conhecimento acerca das necessidades dos povos indígenas proporcionado pelas discussões. “A Conferência é um espaço de interatividade e troca de experiência sobre as diversas realidades entre os povos indígenas, ONG’s e governo, além da elaboração de pistas de ação para fortalecer o movimento e manter a organicidade na luta pela consolidação das políticas públicas.” ressaltou.

A 1ª edição da Conferência Indigenista discutiu temas fundamentais como a retomada de territórios, reparação histórica, reconhecimento e indenização, proteção dos defensores de direitos humanos e estudo e preservação, com a criação de uma comissão da verdade.

‘’A garantia dessas intervenções nas rodas de conversa revelam a importância da implementação da Comissão Nacional da Verdade a respeito dos povos indígenas para operar os crimes e violações dos direitos humanos enfrentados por estes povos desde a colonização, com a garantia de transparência e acesso a documentação investigada, a fim de conscientizar a população brasileira e indenizar pelos danos causados pelos genocídios em todo o país’’, falou Samara.

Conselho Nacional de Política Indigenista

A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou do segundo dia da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista e anunciou a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista, uma reivindicação antiga dos povos indígenas. “O objetivo desse Conselho é fortalecer nossos canais de diálogo e facilitar a construção e a execução de políticas consistentes e coordenadas de todos os ministérios com todos os povos indígenas para atender a pauta de reivindicações”, disse.

Dilma anunciou também a homologação de terras indígenas, afirmando o compromisso do governo de respeito aos direitos dos povos indígenas, ao seu território, à sua cultura e às suas riquezas. “Asseguro a vocês que daremos continuidade às demarcações de terras, garantindo a efetiva posse sobre áreas já demarcadas e a proteção das terras indígenas. Eu concordo que democracia é demarcação de terras indígenas para os povos indígenas”, disse, numa referência à faixa levantada por um grupo de com os dizeres “democracia é demarcação”.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo