Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UNE inicia seu Congresso em Goiânia na quarta (3): confira a programação

02/06/2015 às 15:33, por Redação.

Milhares de estudantes de todo o país se reúnem em encontro; debate de abertura aborda redução da maioridade penal

Começa em Goiânia nesta quarta-feira (3) o 54º Congresso da UNE, o maior encontro da juventude organizada no país. A estimativa é que 10 mil estudantes universitários de todos os Estados participem do fórum até o domingo (7), quando irão eleger a nova presidência da UNE e definir os rumos da entidade no próximo biênio. O tema do congresso é “Em defesa dos estudantes, da democracia e do Brasil”.

Realizado na Universidade Federal de Goiás e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o congresso terá mais de 50 atividades, como debates, grupos de discussão, atos políticos e uma grande passeata. Mais de 60 convidados participarão do encontro, entre congressistas, artistas, ativistas sociais, escritores, intelectuais e representantes da academia.

Confira abaixo a programação.

ABERTURA E REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

A UNE está preocupada com a possibilidade de retrocesso com a redução da maioridade penal no Brasil, e elegeu o tema para a abertura do congresso, em uma grande arena na Praça Universitária a partir das 19h.

A entidade tem se mobilizado fortemente contra a redução, pois entende que a medida iria apenas excluir e castigar ainda mais a população jovem e negra das periferias, sem resolver o problema da violência no país. Participam da roda de conversa o colunista da revista Carta Capital e historiador Douglas Belchior e a presidenta da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Bárbara Melo.

DEBATES E GRUPOS DE DISCUSSÃO

Os debates do congresso deverão se intensificar a partir da quinta-feira (4), dia que prioriza temas de conjuntura, como ajuste fiscal, terceirização do trabalho, reforma política e fim do financiamento privado de campanhas, defesa da Petrobras, democratização dos meios de comunicação e inserção do Brasil no cenário internacional.

Na sexta-feira (5), os debates se concentram em temas de educação. A situação dos professores no Brasil, assistência estudantil a alunos carentes, regulação do ensino privado, implantação do Plano Nacional da Educação e dos 10% do PIB para o setor, reforma dos currículos universitários e ampliação da democracia nas instituições de ensino superior serão assuntos em pauta.

PASSEATA CONTRA OS CORTES na educação

Ainda na sexta, a UNE promoverá uma grande passeata que deverá parar as ruas de Goiânia, em protesto contra os cortes do governo federal na área da educação. O ajuste anunciado prevê a retirada de R$ 9 bilhões do setor educacional.

Com o mote “Que os ricos paguem pela crise: nenhum centavo a menos para educação”, a UNE defenderá medidas alternativas para a política econômica, como taxação de grandes fortunas, redução dos juros e outras ações que não comprometam o sistema de ensino e as universidades, em franca expansão desde 2003. A passeata se concentrará às 19h na Praça Universitária e deverá percorrer as principais ruas da capital de Goiás.

ATO POLÍTICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Em meio à instabilidade política do país e à ascensão do conservadorismo que chegou até a defender a volta da ditadura militar, a UNE realizará um grande ato em defesa da democracia no sábado, às 16h, na Arena Goiânia.

Participarão diversos representantes da sociedade civil organizada, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o coletivo Fora do Eixo e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

ELEIÇÃO DA NOVA PRESIDÊNCIA DA UNE

No domingo (7) acontece o momento mais esperado do Congresso da UNE, com a eleição da nova diretoria e da nova presidência da entidade. Quem ganhar as eleições estará à frente de sete milhões de universitários e definirá os rumos e o posicionamento da UNE no próximo período. Já foram presidentes da UNE nomes como os senadores José Serra e Lindbergh Farias, o ministro Aldo Rebelo, os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.

SOBRE A UNE

Há 77 anos, a União Nacional dos Estudantes é a maior entidade da juventude organizada brasileira e uma das principais instituições da sociedade civil no país. A história do Brasil, ao longo dessas décadas, se confunde com a história do movimento estudantil em episódios como a luta contra o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial, a resistência estudantil à ditadura militar, a campanha das Diretas Já e o impeachment do presidente Fernando Collor a partir da ação dos estudantes.

Atualmente, a UNE luta pela educação de qualidade, pela reforma política democrática, pela soberania nacional, pela justiça social e pelo fim do machismo, do racismo e da homofobia entre a juventude e na sociedade em geral.

Serviço

  • O que:54o Congresso da UNE
    Quando:3 a 7 de junho de 2015
    Onde:PUC-GO, UFG e Praça Universitária Honestino Guimarães
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo