Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UNE faz blitz na Câmara dos Deputados contra MP de cobrança da universidade

07/11/2017 às 16:50, por Cristiane Tada.


Presidenta da UNE, Marianna Dias, argumentou com parlamentares que não é possível abrir precedente para a privatização no ensino superior 

Em mais uma ação da Campanha “Universidade não se vende, se defende” a presidenta da UNE, Marianna Dias, percorreu gabinetes de diversos parlamentares na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (07/11) em Brasília (DF). O corpo a corpo foi para conscientizar os representantes políticos para a defesa da universidade pública e gratuita, principal bandeira da UNE.

Marianna alertou sobre o perigo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que passou a tramitar em Outubro na Câmara Federal a PEC 366/2017. O texto prevê gratuidade apenas para estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsistas integrais em unidades particulares.

A proposta propõe o pagamento de valores proporcionais ao nível socioeconômico do estudante, admitindo a possibilidade de cobrança por meio da prestação de serviço por parte do aluno.

“Não podemos abrir precedente para a privatização da universidade que é a cobrança da mensalidade. Argumentamos e a recepção foi boa. Há chances, inclusive, desse PEC não ir nem a votação”, destacou a presidenta.

Confira o vídeo:

 

Campanha e Manifesto em defesa da Universidade Pública

Em Setembro a UNE aprovou uma jornada em defesa da Universidade Pública na sua primeira reunião de gestão. Além de ações pontuais em universidades de todo o país a campanha Universidade não se vende, se defende continua nas redes. Os estudantes lançaram um manifesto que afirma que rever direitos fundamentais como a educação pública e gratuita no Brasil nunca será algo que beneficie as camadas populares do país.

> Baixe aqui os materiais da Campanha Universidade não se vende, se defende. 

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo