Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UNE convoca seu 55º Congresso e define calendário de manifestações

20/03/2017 às 12:23, por Artênius Daniel / Edição: Rafael Minoro.

Maior encontro do movimento estudantil brasileiro acontecerá entre os dias 14 e 18 de junho; entidade também lançou a “Convocatória: Os Estudantes em defesa da Educação, da Democracia e do Brasil”

 

O encerramento do Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE neste domingo (19), em São Paulo, culminou com a convocação para o 55º Congresso da Entidade. > Leia aqui o Regimento.

Representantes de 500 Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) de todo o país aprovaram a data do Congresso, que é o maior encontro político da juventude no Brasil. O CONUNE será realizado entre os dias 14 e 18 de junho. Antes disso, a etapa preparatória contará com eleições diretas de delegados nas universidades de todos os estados.

> Confira os DCEs credenciados no 65º CONEG da UNE que estão aptos a conduzirem as eleições do 55º congresso da UNE em suas Instituições de Ensino. 

“Realizaremos o nosso maior Congresso, com a participação de todas as forças do movimento estudantil, em um ato de grande unidade para barrar os retrocessos na área da educação e dos direitos da população brasileira”, afirmou a presidenta da UNE, Carina Vitral. A UNE planeja um calendário de manifestações para os próximos meses.

 

Presidenta da UNE, Carina Vitral, na plenária final do 65º CONEG (Foto: Thalita Oshiro – CUCA da UNE)

Entre as ações estão um Dia Nacional de Luta, na data de 7 de abril, reforçando as mobilizações dos movimentos sociais pela Greve Geral no país e a adesão da juventude, com força máxima, nos atos do primeiro de maio, Dia do Trabalhador.

Foi aprovada também a “Convocatória: os Estudantes em defesa da Educação, da Democracia e do Brasil”, uma carta de convocação para as mobilizações, reforçando a necessidade de manter a temperatura da luta popular após a grande dimensão das manifestações do dia 15 de março, contra a reforma da Previdência. > Leia aqui na íntegra.

 

 Mesa diretora da UNE (presidenta, vice e secretária-geral), só com mulheres, dirige plenária final (Foto: Marcos Bruno – CUCA)

“Traduzir para os jovens estudantes – uns dos mais atingidos pelos desdobramentos desses retrocessos – os reais impactos da reforma e organizar a resistência, ao lado dos trabalhadores, é tarefa central da União Nacional dos Estudantes”, diz um trecho do documento.

O Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) aconteceu entre os dias 17 e 19 de março, na capital paulista, com uma série de debates, grupos de trabalho e discussão voltados à área da educação. Também foram aprovadas resoluções para indicar o rumo das lutas dos estudantes nos próximos meses. Foi aprovada ainda uma Comissão Nacional de Credenciamento e Organização do 55ª CONUNE.

Estudante defende proposta durante a plenária final do 65º CONEG (Foto: Karla Boughoff – CUCA da UNE)

> Baixe aqui o Regimento do 55º Congresso da UNE

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo