Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UnB: entidades se reúnem para criar Comitê em defesa da universidade pública

09/10/2017 às 17:08, por Renata Bars.


Objetivo é ampliar a luta em torno do ensino superior gratuito, de qualidade e socialmente referenciado

Na próxima semana, a campanha da UNE em defesa da universidade pública ganha mais uma ação de destaque. A Universidade de Brasília (UnB) fará o lançamento do Comitê em defesa da universidade pública no dia 17 de outubro, em meio às atividades da Semana da Educação em Defesa da UnB.

”O Comitê é uma ação importantíssima, já que a partir dele teremos mais chances de ampliar nosso discurso e reunir o máximo de forças em defesa da universidade pública no Brasil”, falou o coordenador do DCE da UnB, Matheus Barroso.

O lançamento acontece em meio a uma semana cheia de atividades. Debates e intervenções culturais abordarão a importância da universidade pública no país.

”A ações começaram no dia 11 de setembro em uma audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal. De lá pra cá, realizamos reuniões em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintifub) e Associação dos Docentes da UnB (AdUnB) e agora esperamos aglutinar ainda mais forças com professores, diretores de institutos, estudantes, e a própria sociedade civil para o Comitê”, explicou Matheus.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Semana em Defesa da UnB

Dia 16 (segunda-feira) – Debate: ”Qual o futuro da Unb?” a partir das 18h no Anfiteatro 10;

Dia 17 (terça-feira) – Lançamento do Comitê em Defesa da Universidade Pública a partir das 12h;

Debate – ”Ciência, Tecnologia e Inovação: a crise atual” a partir das 18h na Faculdade de Tecnologia (Auditório Alberto Salmeron);

Dia 18 (quarta-feira) – Debate: ”Quem entrou quer ficar” a partir das 18h no Anfiteatro 10;

Dia 19 – Debate: ”O golpe contra a universidade de educação” a partir das 18h no Ceubim;

Festival ”Educação Não É Mercadoria”, a partir das 22h na Praça Chico Mendes.

MANIFESTO

Na próxima quinta-feira (10) será realizada uma reunião para aprovação do Manifesto do Comitê e validação do Manifesto em Defesa da Universidade Pública aprovado na última reunião de diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE).

No documento, a entidade que comemora em 2017 oitenta anos de vida, defende que ”a universidade pública brasileira é um bastião da nossa independência e da nossa livre produção de conhecimento. A partir das instituições federais e estaduais de todo o país, são criadas as bases da intelectualidade, da democratização dos saberes e do desenvolvimento nacional em diversas áreas.”

Uma jornada em defesa da universidade pública também foi aprovada pela diretoria.

De acordo com os estudantes é conhecendo as realidades locais, os desafios e características regionais que eles poderão aglutinar forças contra a ameaça da universidade pública enquanto alicerce vital de um projeto nacional de desenvolvimento e não uma mera prestadora de serviços.

O pontapé inicial será dado no próximo dia 19 de Outubro com uma mobilização nacional.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo