Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Um novo momento para a comunicação da UNE

31/03/2015 às 11:55, por Thiago José.

O novo portal da UNE terá mais participação e colaboração dos estudantes de todo o Brasil, além de servir como trincheira pela democratização da mídia

O lançamento do novo site da UNE inaugura um novo momento para a comunicação da entidade com os estudantes do país.

Nos últimos anos, a internet se consolidou como uma nova forma de gerar debate, fazer a informação circular e mobilizar as pessoas. Encontros, reuniões, passeatas e manifestações agora são combinadas por meio das mídias digitais. Gigantescas mobilizações populares ao redor do mundo foram formadas principalmente pela juventude conectada nas ruas e nas redes.

Essa revolução digital que ocorre a cada dia colocou um novo desafio à UNE: o de disputar espaço nas redes como historicamente disputamos nas ruas. Como um movimento social formado por jovens estudantes universitários de todo o país, a UNE tem hoje na internet um de seus principais meios de articulação e mobilização política.

MAIS PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO

Nos últimos meses, a equipe de comunicação da UNE se dedicou a enfrentar esse desafio e fazer a entidade dar um salto rumo a novas formas de diálogo e integração entre as ruas e as redes.

A nossa atuação nas redes sociais foi fortalecida: desde do último Congresso da entidade, em junho de 2013, aumentamos em quatro vezes nosso alcance no Facebook, chegando a quase 170 mil curtidas. Aumentamos ainda o nosso engajamento no Twitter e abrimos caminho no Instagram e no Whatsapp.

O novo site da UNE é mais um passo dado para aumentar a participação da entidade nas redes. Além de contar com espaços e conteúdos colaborativos, a partir de agora o nosso portal terá mais notícias e informações para os estudantes, jornalistas e pesquisadores interessados em conhecer melhor a entidade.

Daqui para frente, a página também estará mais aberta para a sua opinião. Haverá espaço para enquetes sobre temas polêmicos da sociedade e da educação, além de colunas reservadas para artigos e debates.

O estudante terá ainda um espaço próprio no novo site. O blog “A UNE Somos Nós” será feito de forma colaborativa por universitários de todo o país. Aqui você poderá publicar a sua poesia, crônica, crítica, reportagem, artigo e foto.

E mais: com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, o estudante também poderá fortalecer a TV UNE, um canal feito para potencializar as produções audiovisuais dos estudantes.

ESPECIAL #DESCOMEMORAÇÃO 50 ANOS DA REDE GLOBO. LEIA MAIS:

Conheça um pouco a relação entre a expansão da Rede Globo e o projeto político da ditadura

Saiba como a Rede Globo se tornou especialista em noticiar apenas o que interessa aos donos do poder

Legado maldito da ditadura, a concentração da mídia inviabiliza a democratização da comunicação

NA LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA

O portal da UNE será o espaço daqueles que não encontram voz na mídia hegemônica, como os jovens, mulheres, negros, gays, lésbicas e indígenas — representando a pluralidade e a diversidade do nosso país.

O nosso site será uma trincheira para aqueles que lutam pela democratização da mídia no Brasil. Uma tribuna aberta para todas as causas populares do país.

Essa luta estará representada ainda na cobertura diária do site da UNE, que vai na contramão do noticiário dos grandes veículos de comunicação. Aqui nós publicaremos aquilo que os barões da mídia não querem.

Atuando em rede com outros movimentos sociais, fortaleceremos a comunicação dos movimentos populares e daqueles que lutam pela democratização da mídia com a sociedade brasileira.

Aqui, encamparemos a campanha “Para Expressar a Liberdade”, uma iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), da qual a UNE e outros movimentos sociais participam, em defesa da Lei da Mídia Democrática.

Desta forma, reafirmamos o compromisso histórico da UNE com a preservação da sua memória, com a garantia dos direitos de todos os estudantes universitários, a liberdade de expressão e com a luta pela construção de um país mais justo, igualitário e conectado para todos e todas.

Thiago José é diretor de comunicação da UNE e estudante de Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ)

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo