Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UEE-Livre RS lança petição online pela liberação do passe livre intermunicipal

10/01/2018 às 15:32, por Renata Bars.


Benefício estudantil está atualmente vinculado à entidade acusada de corrupção e desvio de verbas e a emissão do documento está suspensa

Na última quinta-feira (4), a União Estadual dos Estudantes Livre do Rio Grande do Sul (UEE Livre – RS) lançou uma petição online com o objetivo de modificar a lei estadual sobre a emissão dos cartões do passe-livre intermunicipal estudantil. Atualmente a instituição responsável pela emissão do documento, a UEE-RS, está com as atividades suspensas por tempo indeterminado devido à graves denúncias de corrupção e desvios de recursos.

Stephanie Brasil, estudante de Educação Física e presidenta do DCE da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), está na luta para a liberação do benefício. Ela, assim como milhares de outros estudantes gaúchos, não conseguiu renovar o cartão do passe livre.

”Toda essa situação é muito incômoda e só mostra o quanto a UEE-RS não está pronta para defender e administrar os interesses dos estudantes”, falou.

Filipe Eich, um dos coordenadores da UEE-Livre RS lembra que a petição online reivindica que somente as entidades legítimas, como a UNE e a UEE Livre RS, tenham responsabilidade pela emissão do passe livre intermunicipal.

”O passe livre intermunicipal foi uma grande conquista estudantil que acabou caindo nas mãos erradas. Hoje, a UEE-RS nem posto de atendimento tem para garantir esse direito. Queremos que as entidades que realmente representam os estudantes sejam as responsáveis por confeccionar as carteiras e assim o benefício seja plenamente garantido”, disse.

A entidade também divulgou nota sobre o assunto. Confira abaixo:

O MOVIMENTO ESTUDANTIL GAÚCHO NÃO ESTÁ NA UEE/RS

A União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul – UEE Livre foi fundada em 2009 a partir da necessidade de reconectar o movimento estudantil gaúcho com a sua história de resistência e defesa dos interesses estudantis, visto que a UEE/RS, antiga entidade de representação dos universitários do estado, perdeu esse caráter na medida em que sufocou sua democracia e foi tomada por grupos que até hoje deturpam a sua finalidade, prejudicando milhares de estudantes e confundindo a sociedade gaúcha. Em síntese, a UEE/RS deixou de ser uma instância de organização dos estudantes, perdendo assim também sua capacidade de representação, limitando-se a uma empresa de emissão de carteiras. Dentro da UEE/RS não há qualquer espaço para pensamento divergente, nem nas decisões da entidade e menos ainda na eleição de sua diretoria. Por isso, a UEE Livre é reconhecida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) como a legítima entidade de representação dos universitários em nosso estado e é onde o movimento estudantil gaúcho verdadeiramente se concentra e trava suas lutas.

Ao longo de 2017, não nos surpreendemos com as denúncias de corrupção veiculadas pela imprensa, que revelaram o desvio de dinheiro dos estudantes por parte da diretoria da UEE/RS para uso pessoal. Algo que é denunciado por nós desde a nossa fundação e também por demais setores do movimento estudantil gaúcho.

Agora os estudantes gaúchos têm o seu direito ao passe livre intermunicipal afetado e muitos sofrem com a angústia de ver inviabilizado o seu transporte à universidade, mais uma vez tudo isso fruto das disputas entre grupos que até hoje se enfrentam pelo domínio da UEE/RS.

Reafirmamos que o fortalecimento da UEE Livre é fundamental para a existência de um movimento estudantil representativo, plural, democrático e transparente. Nos colocamos a disposição de todos os estudantes do Rio Grande do Sul para solucionar os problemas deixados pela UEE/RS e seguiremos na luta para que o Governo do Estado libere a emissão do passe livre através das entidades estudantis que de fato possam prestar o serviço e tem representatividade entre os estudantes gaúchos.

TRI ESCOLAR E MEIA ENTRADA

Hoje, a UEE Livre RS confecciona as carteiras de meia-entrada da União Nacional dos Estudantes e também o Tri Escolar, cartão que garante a meia passagem nos transportes públicos da capital, Porto Alegre.

Verifique o posto de atendimento mais próximo e compareça com seus documentos (RG, CPF e comprovante de residência) e foto para retirar o seu. O valor da emissão é de R$24,20 para o Tri Escolar e R$25 para a carteirinha de meia entrada da UNE.

Tri Escolar

Posto Centro: Sede das Entidades Estudantis – Av. Desembargador André da Rocha, 216.

Horário de atendimento: das 9h às 18h (nos meses de fevereiro e março das 8h30 às 18h30) – (51)3023.3936

Posto Zona Norte: Terminal Triângulo da Assis Brasil.

Horário de atendimento: das 9h às 12h e 13h às 17h (nos meses de fevereiro e março das 8h30 às 18h) – (51)3366.4004

Meia-Entrada UNE

Sede Centro do DCE UFRGS – Avenida João Pessoa, 41, 2º andar – das 10h às 18h

A carteirinha da UNE também pode ser solicitada por meio do site www.documentodoestudante.com.br/.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo