Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

TRANSPARÊNCIA 100%: UNE PRESTA CONTA DO USO DOS SEUS RECURSOS

07/06/2016 às 18:15, por Redação.

Com políticas transparentes, a União Nacional dos Estudantes exerce uma gestão democrática e apresenta sua contabilidade

A União Nacional dos Estudantes tem o desafio de representar os mais de sete milhões de universitários do Brasil realizando grandes lutas, promovendo serviços de atendimento à juventude, prestando todo apoio aos que precisam da entidade e colaborando com o desenvolvimento da educação de qualidade e da democracia. Para atender a essas demandas, a UNE dispõe de um controle rigoroso de suas contas e de políticas de total transparência.

No site da entidade podem ser encontradas as prestações de contas dos últimos anos, com o conjunto de suas receitas e despesas. Grande parte dos recursos é proveniente do Documento do Estudante, que dá direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos de todo o país.

> Confira aqui as prestações de contas dos anos de 2013, 2014 e 2015

Todo o valor obtido na confecção do documento é investido em produção de materiais para campanhas (cartazes, panfletos, camisas, bandeiras e adesivos), realização de eventos e outras atividades. A renda também é utilizada na manutenção da sede da UNE, atualmente em São Paulo. A entidade mantém, além o corpo administrativo, um departamento jurídico, de comunicação e de projetos.

Para demonstrar as ações que tem realizado, a UNE publica, a cada dois anos, a Revista da Gestão, que também pode ser encontrada em seu site. A publicação apresenta as diversas ações e atividades realizadas durante a gestão, incluindo Congressos, Bienais de Cultura, caravanas, passeatas, reuniões de diretoria, encontros de áreas e projetos específicos nas universidades. A cada três meses, a UNE produz ainda o Jornal Nossa Voz, distribuído a outras entidades estudantis de todo o Brasil como um informativo de suas lutas e atividades no país.

Algumas ações de grande alcance, como os Congressos e Bienais, são realizados por meio de convênios com governo federal, estadual e municipal. Toda a contabilidade dessas parcerias é feita de forma clara e transparente e submetidas ao Tribunal de Contas da União (TCU), órgão competente para analisar e aprovar as contas.

Os convênios são fechados para viabilizar parte do transporte, alimentação e hospedagem de um grande número além de toda a estrutura física e de recursos humanos dos eventos.

Conselho Fiscal

A UNE mantém um Conselho Fiscal, que se reúne semestralmente para prestar contas publicamente e explicar como cada centavo foi aplicado. De acordo com o Código Civil, a entidade não seria obrigada a manter tal órgão, mas optou por fazê-lo para garantir a clareza de sua contabilidade.

O Conselho é composto por seis membros titulares e quatro suplentes eleitos conforme as normas previstas no seu estatuto. A eleição desses três membros titulares e quatro suplentes acontece por meio das chapas eleitas no Congresso da UNE. Outros três membros titulares do Conselho Fiscal são de entidades da sociedade civil de abrangência nacional indicada pela diretoria da UNE.

Com essas iniciativas, a UNE mostra o compromisso com uma cultura de responsabilidade e transparência na gestão, preocupada em manter uma administração moderna e eficiente para atender os interesses dos estudantes brasileiros.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo