Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Tire suas dúvidas sobre o processo eleitoral de delegados para o 55º CONUNE

27/03/2017 às 18:23, por Natasha Ramos.

A instância máxima de deliberação da UNE acontece entre 14 e 18 de junho. Acompanhe os processos eleitorais para a escolha de delegados(as)

Mais de 500 lideranças estudantis aprovaram, na plenária final do 65º CONEG, a data do próximo Congresso da UNE. O 55º CONUNE será realizado entre os dias 14 e 18 de junho. O local será definido até o dia 10 de abril de 2017.

Leia aqui o regimento.

“Realizaremos o nosso maior Congresso, com a participação de todas as forças do movimento estudantil, em um ato de grande unidade para barrar os retrocessos na área da educação e dos direitos da população brasileira”, afirmou a presidenta da UNE, Carina Vitral.

Enquanto o Congresso não chega, estudantes de todo o Brasil realizam processos eleitorais em suas universidades para escolher os delegados, que terão direito a voz e voto durante o CONUNE.

O processo de eleição de delegados (as) nas universidades é organizado pela Comissão Nacional de Eleição Credenciamento e Organização (CNECO). As eleições podem ser conduzidas por Comissões de 10 ou DCEs credenciados. Saiba aqui os DCEs aptos a conduzirem o processo eleitoral.

O cadastro dos processos eleitorais de delegados para o 55º CONUNE deve ser feito por meio do site. Todas as eleições de delegados precisam acontecer até o dia 5 de Junho.

Saiba como cadastrar o processo eleitoral de DCEs e Comissões aqui!

Os delegados são estudantes eleitos de forma direta para representar as suas universidades durante o Congresso. Segundo o regimento aprovado, será eleito um delegado a cada mil estudantes matriculados na instituição de ensino. Em uma universidade com 10 mil estudantes, por exemplo, serão eleitos 10 delegados. O Censo do INEP 2015 traz a quantidade de estudantes de cada instituição de Ensino Superior brasileira para o cálculo de delegados. Saiba mais aqui.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo