Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Tire suas dúvidas sobre o 54º Congresso da UNE

06/05/2015 às 17:57, por Renata Bars.

O Congresso da União Nacional dos Estudantes, maior fórum deliberativo do movimento estudantil, está voltando para Goiânia. A 54º edição do encontro  reunirá mais de 10 mil jovens de todos os lugares do país para construir os rumos da entidade nos próximos dois anos – tempo de gestão da nova diretoria que será eleita.

Você estudante, que pretende participar do evento , viverá dias com programações intensas de debates e atividades culturais. Por isso é importante ficar atento às coordenadas para o credenciamento, alojamento e atividades.

Tire suas dúvidas aqui e bom Congresso!

O QUE É O 54º CONUNE?

O Congresso da UNE – CONUNE – é o principal fórum deliberativo da UNE. É o momento dos jovens formularem, discutirem e construírem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos. Durante o Congresso também é eleita a nova diretoria da UNE.

2 – QUANDO E ONDE ACONTECERÁ O CONUNE?

Na cidade de Goiânia, em Goiás, no centro-oeste do país, entre os dias 3 e 7 de junho de 2015.

3- QUAIS AS ATIVIDADES QUE ACONTECEM DURANTE O CONUNE?

Debates, grupos de discussão (que discutem as propostas), eleição da nova diretoria, atos políticos, oficinas e eventos culturais.

4 – QUAIS VOTAÇÕES ACONTECEM?

No sábado, dia 6/6 serão votadas as propostas consensuais e divergentes por meio de contraste visual. Já no domingo, serão realizadas as votações para a nova diretoria por meio de voto secreto em urna lacrada.

5- QUEM PODE APRESENTAR UMA PROPOSTA PARA SER DEBATIDA NO CONGRESSO?

Todos os estudantes interessados podem ter a sua tese discutida e publicada no caderno impresso do 54º Congresso. O arquivo contendo o texto deve ter até 5 mil caracteres e precisa ser encaminhado para o endereço de e-mail tesesconune@une.org.br no prazo máximo do dia 20 de maio de 2015 (sexta-feira). Antes de enviar a tese, leia o regulamento aqui.

6 – COMO É ELEITA A NOVA DIRETORIA DA UNE?

A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obtém na votação. Por exemplo, se a chapa recebe 30% dos votos, tem direito a 30 % dos cargos da direção. Ao todo, 85 diretores assumem cargos na entidade, sendo que 17 participam da diretoria executiva, ocupando posições como presidência, vice-presidência, secretaria geral, diretoria de universidades públicas, diretoria de universidades particulares, diretoria de comunicação ou diretoria jurídica. Os delegados votam individualmente em urnas.

7- QUEM PODE PARTICIPAR DO CONUNE?

Pode participar do congresso qualquer interessado. Os participantes podem ser delegados e observadores credenciados.

Delegado ou delegada é o participante que foi eleito em sua faculdade através de eleição direta em urna. Observador é o participante que irá apenas assistir ao congresso, com direito a voz, mas sem direito a voto nas propostas e na diretoria.

8 – FUI ELEITO DELEGADO/A. O QUE DEVO FAZER?

Fique atento à programação que será divulgada no site e nas redes da UNE. Lembre-se que você é agora o representante da sua universidade, se intere dos problemas, promova encontros entre os colegas para debater as necessidades. Conheça a tese (as propostas do seu movimento) e prepare-se para os grandes debates do congresso. Procure o coordenador da sua bancada também para verificar sua vaga no ônibus que levará ao Congresso.

9- COMO FICO SABENDO DAS CARAVANAS QUE VÃO PARA O CONGRESSO?

Em breve, o site e as redes da UNE divulgarão uma lista com os contatos dos responsáveis das caravanas em cada estado. Mas você também pode procurar o CA ou DA de sua universidade ou a União Estadual dos Estudantes (UEE) para se informar sobre caravanas para o CONUNE.

10- SOU MENOR DE IDADE, POSSO PARTICIPAR?

Sim, mas é necessário que você apresente uma declaração do maior responsável autorizando sua viagem.

11- COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO?

Acesse o site inscricao.congressodaune.org.br, preencha os dados, anexe os documentos obrigatórios e siga os passos do formulário. Você será avisado de todo o andamento do processo via e-mail até a sua inscrição ser concluída. Caso tenha dúvida em relação ao pagamento, envie e-mail para: pagamento.54congressoune@gmail.com.

O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, lotérica ou via internet até a data emitida. Caso passe do prazo será necessário gerar novo boleto e o custo não terá alterações, desde que esteja dentro das datas específicas.

12- QUAIS SÃO OS VALORES?

A taxa de inscrições, para todos os participantes é de  R$75 até o dia 29 de maio. Depois desta data limite, será cobrada a taxa de R$ 150 e a inscrição só poderá ser feita pessoalmente no dia do Congresso.

13- O QUE A INSCRIÇÃO DÁ DIREITO?

O pagamento da taxa dará ao inscrito direito à participação em todas as atividades do 54º Congresso da UNE, como debates, palestras, atos políticos, grupos de discussão e intervenções culturais.

O inscrito também tem direito ao alojamento, que será feito em escolas e universidades, alimentação (café, almoço e jantar) e ao translado interno de ônibus apenas entre o alojamento e o local onde estará ocorrendo o congresso. Atenção! A inscrição não inclui transporte da cidade do participante até a cidade sede do Congresso.

14- COMO SERÁ A HOSPEDAGEM?

Os alojamentos são tradicionalmente feitos em escolas e ginásios da cidade de Goiânia. Os estudantes inscritos poderão acampar no local ou levar colchonetes para dormir em salas de aula.

15 – COMO É A SEGURANÇA NOS ALOJAMENTOS?

Só tem acesso aos alojamentos estudantes devidamente identificados com seu crachá. O local será garantido por seguranças profissionais. Mesmo assim resguarde seus pertences usando cadeados para malas e barracas.

16- QUANDO SERÁ DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO?

Em breve no site oficial da UNE: www.une.org.br

17- O QUE DEVO LEVAR?

O participante deve levar tudo aquilo que for precisar para sua estadia, como barraca para dormir, saco de dormir, travesseiros, colchões, cobertores, objetos de higiene pessoal e cadeado para fechar barracas e malas. Roupas apropriadas para o clima quente de Goiânia durante o dia e frio a noite também são recomendadas, além de dinheiro extra para qualquer eventualidade.

18- O QUE DEVO FAZER AO CHEGAR A GOIÂNIA?

Ao chegar, dirija-se a Praça Universitária onde estará sendo feito o credenciamento para retirar o seu crachá de participante. O crachá é muito importante, só munido dele você poderá votar e ter acesso a todas as atividades da programação, bem como ao alojamento.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo