Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » Tire suas dúvidas e embarque na Caravana da UNETire suas dúvidas e embarque na Caravana da UNE Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Tire suas dúvidas e embarque na Caravana da UNE

12/04/2018 às 15:14, por Renata Bars.


Entre 20 de abril e 7 de junho UNE Volante vai percorrer 9 universidades em 10 estados para defender a universidade pública e a democracia no país

A poucos dias do início da UNE Volante, os motores já estão esquentando. De 20 de abril a 7 de junho universidades das 5 regiões brasileiras serão palco de debates, intervenções culturais e muita luta em defesa da educação, da democracia e da libertação do ex-presidente Lula.

Os estudantes sabem que é urgente a defesa dos direitos e por isso partem para a estrada para dizer não aos retrocessos. Quer participar e não sabe como? Confira as dicas abaixo, tire suas dúvidas e reserve na agenda o seu roteiro para mudar o país.

Vem com a gente!

Por onde vai passar a UNE Volante?

A UNE Volante vai percorrer 9 universidades em 10 estados. Confira a agenda:

20 de Abril – UFPA (Belém) – Defesa do caráter gratuito da universidade.
24 de Abril – UFC (Fortaleza) – Papel estratégico da universidade na manutenção e ampliação do SUS.
27 de Abril – UFPE (Recife) – Papel estratégico da universidade na elaboração de políticas públicas de cultura
03 de Maio – UnB (Brasília) – Papel estratégico da universidade na consolidação da soberania nacional.
08 de Maio – UFU (Uberlândia) – Universidade e Engenharia Nacional.
11 de Maio – UFMG (Belo Horizonte) – Democracia na Universidade e no Brasil.
17 de Maio – UFBA (Salvador) – Ciência, Tecnologia e Inovação.
22 de Maio – UERJ (Rio de Janeiro) – Orçamento das Estaduais.
25 de Maio – UFRJ (Rio de Janeiro) – O papel estratégico da universidade na organização das cidades.
29 de Maio – UFSC (Florianópolis) – Autonomia universitária em tempos de golpe.
05 de Junho – UFRGS (Porto Alegre) – Cem anos da Reforma de Córdoba.
07 de Junho – USP (São Paulo) – A universidade e saídas econômicas para o Brasil.

Quem pode participar?

As atividades são gratuitas e estarão abertas aos estudantes das universidades e a todos os interessados. É só chegar!

Qual o tema da UNE Volante?

O tema desta edição é ‘‘Uma universidade chamada Brasil’‘ com o intuito de chamar atenção para o grave desmonte das universidades públicas no país e defender este que é o nosso maior patrimônio: a educação pública, gratuita e de qualidade.

O que vai rolar na UNE Volante?

A programação da UNE Volante será composta por debates com convidados especiais, rodas de conversa, panfletagens e atrações culturais dentro do Festival Inquietações.

A caravana não vai passar na minha universidade, como posso participar?

Faça a sua própria UNE Volante! Você pode sugerir atividades pertinentes ao tema e realizá-las na sua universidade sob o selo UNE Volante. Para isso, preencha o formulário e se engaje na construção! Debates, intervenções culturais, panfletagens e demais atividades são bem vindas na defesa da educação. Contate os CAs e DCEs da sua instituição e fortaleça essa luta!

Já aconteceram outras edições?

Sim. Esta é a sétima Caravana promovida pela União Nacional dos Estudantes. As primeiras aconteceram em 1962 e 1963, também com o nome de UNE Volante. Nos anos 2000 mais quatro edições fizeram parte da história da entidade: em 2004 a UNE pelo Brasil, em 2005 a Caravana de Cultura e Arte Paschoal Carlos Magno, em 2008 a Caravana Saúde, Educação e Cultura e em 2012 a Caravana UNE Brasil + 10.

A Caravana terá atrações culturais?

Sim. Juntamente com a UNE Volante acontecerá o ”Festival Inquietações”, promovido em parceria com o Cuca da UNE. Ele será um espaço de disseminação dos artistas locais em várias linguagens e principalmente na música. Além de lembrar os antigos festivais universitários que lançou ícones da MPB, a UNE quer reativar e defender os espaços de convivência estudantis e ainda apresentar uma proposta de Regulamentação das Atividades Culturais e Recreativas em cada instituição.

Eu posso me apresentar no Festival Inquietações?

Sim. Performances artísticas dos estudantes são mais que bem vindas. Se você canta, escreve, dança, faz vídeos ou participa de alguma produção cultural na sua universidade, inscreva-se no site do Festival e compareça:

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo