Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Teat(r)o Oficina, em SP, sedia nesta segunda ato “Cultura pela democracia”

04/04/2016 às 12:14, por Rafael Minoro.

Sede do grupo dirigido por Zé Celso receberá a partir das 20h grupo de artistas e movimentos da cultura popular

A Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, um dos principais palcos da capital paulista, referência mundial para muitos artistas, convoca para a noite desta segunda-feira (4/4), a partir das 20h, o ato-espetáculo “Cultura pela democracia”. Haverá transmissão ao vivo pelo link: https://youtu.be/DR-f30D-Y1c

A ideia é juntar na sede do grupo, no tradicional bairro Bixiga (Rua Jaceguai, 520), criada pela consagrada arquiteta Lina Bo Bardi – a mesma que idealizou o Masp com seu imenso vão livre, teto de tantas manifestações populares – “um grande coro libertário para a criação de novas proposições políticas em direção à democracia”.

“Em tempos de ódio, a onda golpista, de aspecto fascista, surfa na mídia hegemônica pra disseminar narrativas de combate à diferença, ao pensamento múltiplo, aos corpos livres, às minorias. Vamos nos unir no Teat(r)o Oficina, território de efervescência cultural, pra celebrar a reexistência da liberdade, do afeto e da diversidade, só possíveis em uma sociedade democrática de fato”, chama a convocação para o ato publicada em evento nas redes sociais com quase mil confirmados.

A iniciativa, além do Oficina, é do Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (Cuca da UNE), União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Cooperativa de Teatro Paulista, Cooperativa dos músicos de São Paulo e Universidade Antropófaga.

“A cultura tem papel central na disputa de ideias, na formatação de valores de coletividade e, em um momento de ataques fascistas aos mais variados tipos de organização, é uma resposta unir todos esse sujeitos no Oficina, território de resistência, experimentação e diversidade”, explica a coordenadora do CUCA-SP, Camila Ribeiro.

VÍDEO: Zé Celso convoca para o ato “CULTURA PELA DEMOCRACIA”

Zé Celso Martinez Corrêa, diretor do Oficina, foi perseguido político durante a ditadura militar. Segundo a Revista Fórum, na noite do último sábado, ao final do espetáculo que está em cartaz, “Pra dar um fim no juízo de Deus”, ele lembrou que o grupo apresentará a peça em Brasília nos mesmos dias em que o pedido de abertura do processo de impeachment será votado na capital federal. Zé Celso pediu ainda apoio do público para vencer o processo de cassação presidencial.

Leia abaixo o manifesto que convoca o ato desta segunda

#culturapelademocracia
em Sampã

Artistas de teatro, música, cinema, samba, artes visuais, poetas, escritores, cyberativistas, povos de terreiros, arquitetxs e urbanistas, povos indígenas, movimentos de cultura popular, jornalistas, estudantes e professores se reúnem na segunda, 04 de abril, em um grande coro libertário para a criação de novas proposições políticas em direção à democracia.

Em tempos de ódio, a onda golpista, de aspecto fascista, surfa na mídia hegemônica pra disseminar narrativas de combate à diferença, ao pensamento múltiplo, aos corpos livres, às minorias.

Vamos nos unir no Teat(r)o Oficina, território de efervescência cultural, de uma arte viva e vivida nos corpos, pra celebrar a reexistência da liberdade, do afeto e da diversidade, só possíveis em uma sociedade democrática de fato.

A arte e a cultura são infraestruturas da vida, potências fundamentais capazes de pensar e criar novos valores sociais, políticos, econômicos, ambientais, afetivos…

É urgente o pragmatismo poético pra criar outras narrativas, veículos de ação para deter o avanço da frente fria conservadora!

Felicidade guerreira contra a manifestação apática dos patos!

Desejamos ações estéticas pra vida!

Pela cultura e pela arte como fontes de respiro e alteridade.

#nãovaitergolpe !

Serviço

Quando? Segunda, 4 de abril de 2016, às 20h
Quanto? Entrada livre
Onde? Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona (Rua Jaceguai, 520 – Bixiga)
Evento Facebook: http://bit.ly/1N51dMJ
Site: http://www.teatroficina.com.br/

Com informações do Blog da Redação e Revista Fórum

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo