Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Site lança série “Diálogo que nos UNE” para expor ideias na rede

05/02/2016 às 12:45, por Rafael Minoro.

Objetivo das conversas é expor ideias novas em uma rede infestada por discursos reacionários e de ódio

Durante o Fórum Social Temático 2016, realizado em Porto Alegre de 19 a 23 de janeiro, a União Nacional dos Estudantes aproveitou o contato com algumas figuras que participaram do encontro e lançou a série “Diálogo que nos UNE”.

O objetivo é desenvolver conversas com artistas, pensadores, políticos e muitas outras pessoas que possam dialogar sobre o Brasil, a América Latina, política públicas, ideias para as cidades, educação, saídas para crise, enfretamento à onda conservadora e temas que gravitem em torno do desenvolvimento do país e da emancipação e empoderamento do seu povo.

Nesse primeiro momento, o papo rolou com o músico Tico Santa Cruz, o Rapper Moysés e o professor Boaventura de Sousa Santos. Confira abaixo como foram os diálogos:

Tico, que hoje está à frente da banda Detonautas Roque Clube, falou sobre temas como a importância dos artistas participarem mais da política, a ameaça à democracia, cultura de dominação, drogas, livros e como lida com os “haters”da internet.

 

O Rapper Moysés, que é cadeirante e passou pelo grupo Facção Central, decidiu seguir na luta em carreira solo e lançou o trabalho “Brasil deficiente”. Na conversa, ele disparou o verbo em defesa de uma a educação libertadora, contra a alienação do futebol e convocou a unificação das lutas pelas mudanças.

Já na conversa com o professor português Boaventura, ele pediu mais valorização do conhecimento popular e das “utopias realistas ancoradas nas experiências que existem por aí”. E mostrou disposição impressionante de expor suas ideias anticapitalistas contra o tripé da opressão que atua sempre articulado: o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo