Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Seminário de gestão da UNE reafirma unidade em defesa dos direitos

23/09/2017 às 12:49, por Renata Bars Foto: Bárbara Marreiros/Cuca daUNE.

Primeiro encontro da gestão completa da UNE acontece neste sábado e domingo na Sede das Entidades
(Cuca da UNE)

União para barrar os retrocessos foi palavra de ordem entre os estudantes e convidados que participaram do debate na manhã deste sábado, na sede da entidade, em São Paulo

Teve início na manhã deste sábado (23), o primeiro encontro dos oitenta e cinco diretores da nova gestão da União Nacional dos Estudantes (UNE), na sede da entidade, em São Paulo. O chamado ”Seminário de Gestão” abriu os trabalhos que acontecem até domingo com o debate intitulado ”Reformas e privatizações do Governo Temer: ataques aos direitos do povo e à soberania nacional”.

Marianna Dias, presidenta, Jessy Dayane, vice-presidenta e Mariana Jorge, secretária-geral comandaram a mesa que recebeu como convidados a vereadora pelo PT-SP, Juliana Cardoso, o representante da União Popular (UP), Sandino Patriota, o representante da Consulta Popular, Leidiano Farias e o vice-presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nivaldo Santana.

Foi consenso entre os presentes que somente a unidade e o apoio entre os setores dos movimentos sociais serão capazes de combater os retrocessos impostos pelo governo golpista.

”Unidade, unidade e unidade. Temos que pensar a construção de frentes políticas com programas em comum para combater a ofensiva neoliberal. Organizar resistências e evitar que as reformas sejam aprovadas, reverter o desmonte da Petrobras e a PEC dos gastos. Uma nova geração está sendo forjada no calor da luta contra o golpe e ela só será eficiente com a retomada da luta de massas”, falou o representante da Consulta Popular.

Nivaldo Santana concordou com a fala do companheiro.

”O mundo está vivendo a mais grave crise do capitalismo e a vitória do golpe introduziu uma agenda ultraliberal com desnacionalização e privatização da nossa economia. Para enfrentar esse quadro é fundamental a unidade e a luta”, disse.

FORÇA DA JUVENTUDE

A energia da juventude e do movimento estudantil na defesa dos direitos também foi tema central do debate. Os convidados parabenizaram a luta da UNE e reforçaram o apoio às pautas da entidade.

”É no momento de crise que os trabalhadores e estudantes demonstram a sua coragem para começar a fazer as mudanças. Ver a juventude nas ruas nos traz essa esperança de mudar”, enfatizou Sandino Patriota.

Juliana Cardoso lembrou que a força da juventude deve ser levada a todos os cantos do país. ”Que a potência que vocês transmitem contamine toda a população que está indignada mas ainda não tem coragem para agir. Assim teremos fibra para prosseguir cada vez mais fortes”, finalizou.

O Seminário de Gestão acontece até domingo (24) e você pode acompanhar as notícias no site e nas redes da UNE. Confira o restante da programação:

Sábado (23)
15h –Lançamento da Campanha e Manifesto em defesa da Educação Pública e Gratuita: ANDES, PROIFES, FASUBRA, ANDIFES, Ricardo Lodi Ribeiro – Diretor da Faculdade de Direito da UERJ

Domingo (24)
9h – GTs das diretorias
14h – Aprovação do Planejamento da Gestão, Calendário, etc.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo