Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Salvador: conheça a cidade que será palco do 5º Enune

03/08/2016 às 15:27, por Renata Bars.

Local com a maior concentração de negros fora da África, capital baiana abriga novamente um dos mais importantes encontros do movimento estudantil para ”afrontar o racismo e conquistar direitos”

Localizada no nordeste do país, a capital baiana será, mais uma vez, palco do Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE (Enune). A escolha não se deu a toa: Salvador é considerada a cidade com a maior concentração de negros fora da África, com quase 80% de sua população afrodescendente.

Com 467 anos de história, a religião, a cultura, a música e a dança refletem o peso simbólico da luta do povo negro. Salvador tem 2,675 milhões de habitantes, segundo o último censo de 2010, e é berço de expoentes da música como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Maria Bethânia.

Para a diretora de mulheres da UNE, Bruna Rocha, ser a cidade mais negra do mundo fora do continente africano indica muita coisa sobre a cultura de Salvador.

” É uma cidade sofrida, porém acolhedora e com um traço de resistência muito forte. O povo tem uma personalidade muito alegre e corajosa, uma diversidade impressionante e muita irreverência”, conta.

Soteropolitana orgulhosa, ela afirma que os estudantes de todo país já podem se sentir abraçados pela cidade. ” Estamos muito ansiosos para receber todos e todas neste Enune que está sendo construído com muito axé. Os estudantes e as estudantes que vierem serão muito bem acolhidos para que juntos, possamos tocar a luta antirracista e antigolpista no país”, destacou.

De Sol e de Luta

Salvador é uma das mais belas e mais visitadas cidades do Brasil, terra onde os termômetros registram altas temperaturas. Por isso, é importante colocar na mala seu protetor solar e aproveitar a estadia para beber bastante água.

Os debates acontecerão na parte interna do Centro de Educação Física e Esportes da UFBA, localizado bairro de Ondina, zona sul da cidade. O bairro é cortado pela famosa Avenida Oceânica e abriga diversos restaurantes, bares e também o Palácio do Governador. Este último está localizado no Alto de Ondina, elevação que é um dos atrativos locais.

Também soteropolitana, a diretora de relações internacionais da UNE, Marianna Dias, diz que esta será mais uma edição com a ginga e alegria características do povo lutador da cidade.

”A cidade abençoada pelas águas da Baía de Todos os Santos, e temperada com dendê vai esbanjar ainda mais luta durante o 5º Enune”, brincou.

Serviço

O que? 5º Enune
Quando? De 5 a 7 de agosto
Onde? Universidade Federal da Bahia – Centro de Educação Física e Esportes – Rua Dorilândia, 105 – Ondina, Salvador – Bahia
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/252550805133217/

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo