Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Saiba como inscrever seu projeto de Extensão na 10ª Bienal da UNE

19/12/2016 às 12:23, por Cristiane Tada.


Estudantes podem inscrever trabalhos por meio do site bienaldaune.org.br; Mostra Estudantil vai homenagear Movimento de Cultura Popular (MCP) e o CPC da UNE

A 10ª Bienal da UNE traz para esta edição o tema “Feira da Reinvenção”, com objetivo de propor um espaço de troca de tendências e estéticas, reciclagens e reconexões inspirado no no mercado popular no Brasil, a feira livre.

O festival vai tomar conta do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Ceara, de 29 de Janeiro a 1º de Fevereiro.

Na Mostra de trabalhos selecionados de Projetos de Extensão serão homenageados o Movimento de Cultura Popular (MCP) e o Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE.

“Vamos passar pela história da universidade e da Extensão rememorando movimentos como o Movimento de Cultura Popular e o diálogo que ele fez com o CPC chegando até essas novas extensões das ocupações dos MINC, escolas e universidades”, afirmou o coordenador da Mostra de Extensão, o estudante de Letras da UFRPE, Phlipe Ricardo.

No MCP, surgiu em 1960 no Recife reunindo nomes como Miguel Arraes, Abelardo da Hora, Paulo Freire, entre estudantes universitários, artistas e intelectuais. A iniciativa da prefeitura de Recife tinha como objetivo realizar uma ação comunitária de educação popular, a partir de uma pluralidade de perspectivas, além de formar uma consciência política e social da população. Discípulo do MCP, um ano depois o CPC da UNE surgiu e conseguiu protagonizar o que culturalmente era produzido no país de mais crítico, engajado e de vanguarda. Do CPC podemos destacar os poetas Ferreira Gullar e Vinícius de Morais, o cineasta Cacá Dieguez, entre muitos outros.

Os estudantes podem inscrever seus trabalhos AQUI na forma de resumo de acordo com o regulamento. A inscrição de trabalhos é gratuita. Mas quem quiser garantir o desconto do primeiro lote (R$100 até 20 de dezembro), poderá fazer a inscrição individual e, caso o trabalho seja selecionado, o pagamento da taxa será devidamente estornado.

Caso o trabalho não seja selecionado, não haverá devolução da taxa de inscrição. No entanto, a inscrição estará confirmada e dará direito a alojamento e acesso a todas as atividades da Bienal. Cotistas e prounistas tem 30% de desconto na inscrição online até o dia 25 de janeiro.

A divulgação dos selecionados será realizada a partir do dia 13 de janeiro, no site da UNE e também no hotsite da Bienal.

A universidade produzindo resposta para os anseios sociais

Os projetos de Extensão são ações que integram o conhecimento acadêmico e os saberes da comunidade em uma interação de mão dupla que visa o desenvolvimento econômico, tecnológico e sócio-ambiental da população em geral. Eles podem ter caráter social gerando oportunidades e melhoria das condições e vida; podem ser tecnológicos, quando têm uma interface de aplicação e de solução de problemas operacionais no mundo do trabalho; ou culturais, artísticos e esportivos.

Para Philipe, que é professor do cursinho popular da UFPE no interior de Pernambuco por meio de um projeto de Extensão, a noção de universidade ou universidade acontece diariamente nas extensões e dialoga com a educação popular pelo ponto de entender os diversos saberes. “Entendemos as pessoas fora da universidade como sujeitos mesmo que produzem cultura, conhecimento e que contribuem para uma transformação social emancipatória e crítica-reflexiva”. E afirmou: “Se na última edição da Bienal da UNE realizada em 2015 exaltamos as vozes do Brasil, nessa edição os Projetos de Extensão indicam como essas vozes são educadoras e transformadoras”.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo