Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Retrospectiva 2105-2017: Nosso futuro não será congelado

02/06/2017 às 16:37, por Renata Bars.


Relembre a ofensiva estudantil contra a PEC do congelamento, um dos pilares da política golpista de Michel Temer

A reação do movimento estudantil brasileiro aos desmandos de Michel Temer com a PEC do teto, política de congelamento do orçamento da União por 20 anos, foi estrondosa e contagiou todo o país. Desde o anúncio da proposta, estudantes ocuparam as ruas preocupados com o futuro e os possíveis efeitos sobre a educação.

O dia 10 de outubro de 2016 entrou para a história com a ocupação do escritório da presidência, em São Paulo. A ocupação fez parte de uma série de manifestações que desencadeou desde o início do mês mais de 105 ocupações em escolas de todo o Brasil contra a votação da PEC.

Em 24 de outubro de 2016, a UNE deu a largada para o ”Dia Nacional em Defesa da Educação”, e as ocupações de universidades se intensificaram. Professores, pais e trabalhadores se uniram-se aos protestos, engrossando o caldo contra a PEC.

No dia 11 de novembro, trabalhadores e estudantes realizaram greves e mais protestos. Em São Paulo, atos na Avenida Paulista e na Praça da República reuniram milhares de pessoas. Em 29 de novembro a ofensiva chegou à Brasília e foi fortemente reprimida pela polícia do Distrito Federal. Uma chuva de bombas, spray de pimenta e balas de borracha transformou o cartão postal da capital em um espetáculo de barbárie. Dezenas foram feridos e os apelos por paz da presidenta da UNE, Carina Vitral, do caminhão de som não foram ouvidos.

Em 13 de dezembro, dentro do Senado Federal, a PEC foi aprovada, mostrando mais uma vez a face escancarada do golpe. Dali pra fora, a classe estudantil brasileira, assim como os demais movimentos sociais, convocaram a sociedade a resistir, nas ruas, à tentativa de desmanche do Estado brasileiro e à retirada de direitos.

Releia a edição do ”Nossa Voz” especial sobre a PEC do Congelamento:

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo