Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Retrospectiva 2017: A UNE sob nova direção – parte 2

20/12/2017 às 17:39, por Renata Bars.


Confira a segunda parte da retrospectiva e relembre as lutas estudantis deste último semestre

O segundo semestre começou com uma vitória histórica do movimento estudantil: no mês de julho, as duas maiores universidade públicas do país, a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp), aprovaram a implementação de cotas sociais e raciais em seu vestibular. Na USP reserva de vagas foi aprovada durante Conselho Universitário e será realizada em todas as unidades de forma gradual a partir de 2018 até atingir os 50% em 2021.

Na Unicamp a reserva já havia sido aprovada em maio, mas só foi regulamentada dois meses depois.

Educação não é mercadoria

Também em julho, a luta contra o sucateamento das universidades particulares tomava força.

Aumento das mensalidades acima da inflação, demissão em massa de professores e a redução da carga horária das aulas foram alguns dos motivos que levaram os estudantes das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo a organizar diversos protestos.

80 anos da UNE e posse da nova diretoria

Os oitenta diretores que ficam à frente da União Nacional dos Estudantes até julho de 2019 tomaram posse no dia 11 de agosto, aniversário da UNE e dia do Estudante.

O ato no Largo São Francisco, coração de São Paulo, teve a presença de movimentos sociais, parlamentares, entidades do movimento educacional e artistas que saudaram vida longa aos 80 anos da UNE. Ex-presidentes da entidade também vieram prestar a sua homenagem.

 

http://

Em agosto também foi lançada a versão online do catálogo da 10ª Bienal da UNE. Nele, você pode conferir tudo que rolou nos 4 dias de festival. Confira:

1º Ecom e Seminário de Gestão da UNE

Setembro começou com novidade: a 1ª edição do Encontro de Comunicação da UNE. O evento, que aconteceu na sede dos Jornalistas Livres, em São Paulo, reuniu estudantes de todo país num dia com debates e oficinas integradas.

“A ideia das oficinas foi fornecer um espaço de formação que democratizasse um conhecimento que é um pouco mais técnico, dando aos estudantes uma visão mais ampla da comunicação e a possibilidade de pensarem melhor suas próprias redes”, falou a diretora de comunicação da UNE, Nágila Maria. No final do Encontro os estudantes assinaram uma carta e colaboração mútua na comunicação das próximas ações da entidade.

1º Encontro de Comunicação da UNE

Após o 1º Ecom aconteceu o Seminário de Gestão da entidade. Também em São Paulo, o Seminário debateu a defesa da educação pública e gratuita com convidados especiais.

Importantes diretrizes também foram aprovadas na ocasião. Entre elas estão o ”Manifesto em Defesa da Universidade Pública”, documento assinado por toda a diretoria que reafirma a importância do caráter público e gratuito do ensino superior.

Debate realizado durante o Seminário de Gestão da UNE

Em defesa da meia-entrada

Em outubro a UNE foi mais uma vez protagonista na luta pelo direito à meia-entrada. Foi nesse mês que A UNE e as demais entidades estudantis entraram com uma ação contra o Lollapalooza que acontecerá em Março de 2018 em São Paulo. As entidades acreditam que o festival está burlando a lei da meia-entrada, e aumentado o preço de todos os ingressos em cerca de 63% em relação ao ano passado. Dessa forma a metade do valor, seria praticamente o custo da entrada inteira de 2017.

Festival Mundial da Juventude

Foi neste mês também que ocorreu o XIX Festival Mundial da Juventude, na Rússia.

Com 25 mil jovens de 180 países, a cidade de Sochi na Rússia se transformou na capital da juventude e recebeu, entre eles, uma comitiva da UNE, UBES e ANPG.

XIX Festival Mundial da Juventude, na Rússia

Eleição do DCE da usp 

Novembro foi mês de eleição do DCE da USP! Depois de mais de um mês de processo eleitoral e três dias de votação foi eleita no dia 11 de novembro a nova gestão para o Diretório Central dos Estudantes, o DCE Livre da Universidade de São Paulo (USP). Com uma grande convergência de forças do movimento estudantil a chapa “Nossa Voz”, foi eleita com 4342 votos, 65% dos votos válidos.

Nova gestão do DCE Livre da USP

Também neste mês a luta contra o desmonte do FIES seguiu firme. A UNE participou de audiências na Câmara e mostrou seu lado na batalha contra a MP 785/2017 que modifica as regras do financiamento.

Ameaças no ensino público e privado

O final do ano se aproximou e a luta não parou. A UNE se posicionou contra a perseguição política aos reitores da UFMG, que foram conduzidos coercitivamente pela Polícia Federal. As demissões de professores em todo país na Estácio e de universidades da Rede Laureate no Rio Grande do Sul e em São Paulo impulsionadas pela Reforma Trabalhista também foram combatidas pelos estudantes em todo o Brasil.

2018 VEM AÍ

O anúncio da “UNE VOLANTE: Uma universidade chamada Brasil” no primeiro semestre de 2018, durante reunião da executiva realizada no dia 12 de Dezembro deu o tom do próximo ano: muita luta em defesa da educação pública de qualidade e contra o sucateamento das universidades privadas! Feliz ano novo!

Reunião da diretoria executiva da UNE lança o projeto ”UNE Volante”

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo