Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Resumão do 54º Conune: leia as matérias produzidas durante o evento

12/06/2015 às 17:50, por Yuri Salvador.

 

10/06/2015 – ESTUDANTES CONTRA O RETROCESSO E O CONSERVADORISMO

Durante o 54o Congresso da UNE, ocorrido entre os dias 3 e 7 de junho, em Goiânia, o movimento estudantil brasileiro se uniu para barrar a onda conservadora que tomou o país neste início de 2015 nas ruas e no Congresso Nacional. Em um momento único e de unidade, uma enorme bandeiro com os dizeres “redução é roubada”, circulou pelas mãos de todas as forças políticas presentes.

 

07/06/2015 – PERFIL: OS MESMOS SONHOS E OUTRAS CAMISETAS. QUEM É CARINA VITRAL

Conheça a nova presidenta da UNE: seu cotidiano, suas origens e o que ela pretende fazer à frente da maior entidade estudantil da América Latina.

 

07/06/2015 – UNE ELEGE PAULISTA CARINA VITRAL SUA NOVA PRESIDENTA

O 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, que elegeu a paulista Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, como nova presidenta da entidade.

A plenária final do encontro contou com a participação de 4.071 delegados, representando mais de 98% das universidades do país.

Pela primeira vez na história, a entidade terá uma sucessão entre mulheres; Estudante de economia da PUC-SP estará à frente da UNE pelos próximos dois anos

 

07/06/2015 – Nossa luta: As vozes do Congresso da UNE

Fomos ouvir quais são as lutas que movem os estudantes que participam do 54o Congresso da UNE. De Norte a Sul do país, a diversidade e a pluralidade de opiniões e visões de mundo marcam as vozes deste encontro.

 

07/06/2015 – Boulos: unidade para enfrentar a ofensiva conservadora

O coordenador do MTST defendeu a formação de uma frente de luta dos movimentos populares. Para o ativista, UNE, MTST e demais movimentos sociais devem se unir na luta contra o ajuste fiscal e as reformas conservadoras em curso no Congresso Nacional

 

07/06/2015 – Douglas Belchior: “Precisamos qualificar o debate público sobre a redução”.

Professor de história da rede pública de São Paulo e blogueiro da Carta Capital, Douglas Belchior se tornou um expoente da luta contra a redução da maioridade penal. Ele esteve na mesa de abertura do 54o Congresso da UNE sobre a idade penal. Confira a opinião do professor sobre o momento desse debate na sociedade e no Congresso.

 

06/06/2015 – Conheça o Caderno de Teses do 54o Congresso da UNE

As diversas opiniões e visões de mundo são o que torna a UNE rica, viva e atualizada aos interesses da juventude e dos estudantes. No Congresso da UNE, todos recebem o Caderno de Teses — uma publicação que reúne todas as propostas enviadas por cada grupo ou por um estudante individualmente. Durante o congresso, essas propostas são discutidas pelos estudantes e sistematizadas pela diretoria e, na plenária final, apresentadas para aclamação.

 

06/06/2015 – Delegação internacional desembarca no 54º Conune

A 54º edição do maior fórum de deliberação do movimento estudantil nacional recebeu também apoio estrangeiro. Representantes da Argentina, Colômbia e até do Saara Ocidental colocaram sua experiência à disposição das lutas estudantis brasileiras.

 

06/06/2015 – Estudantes tomam ruas de Goiânia contra cortes na educação

Com o tema “Que os ricos paguem pela crise: nenhum centavo a menos para a educação”, uma grande passeata reuniu milhares de forças do movimento estudantil numa reivindicação pela implementação dos 10% do PIB para o setor e em repúdio à redução de 9 bilhões de investimentos em educação, motivada pelo ajuste fiscal.

 

05/06/2015 – Educação ameaçada: greves por todo o país no setor exigem união dos movimentos

Com 24 universidades paradas e 6 estados com escolas estaduais em greve, estudantes e professores uniram forças para discutirem os rumos da educação brasileira e  a valorização dos profissionais de educação do 54º Congresso da UNE.

 

05/06/2015 – Prounistas e cotistas se reúnem em Goiânia

Encontro dentro do 54º Congresso da UNE envolveu temas como a assistência estudantil, a política de cotas e o desempenho dos bolsistas na universidade

 

05/06/2015 – Comissão da Verdade da UNE lança relatório

A memória dos estudantes brasileiros mortos pela ditadura militar (1964-1985) foi lembrada no terceiro dia de Conune, no ato de lançamento do relatório final da Comissão Nacional da Verdade da UNE.

Balões com os rostos de Honestino Guimarães e Helenira Rezende, militantes estudantis que desapareceram pelas mãos da ditadura, compuseram o cenário do teatro de arena montado na Praça Universitária, em Goiânia.

 

05/06/2015 – Pelos 10% dos PIB para a educação pública

“Os desafios do financiamento da educação brasileira nos marcos da aprovação dos 10% do PIB”, girou em torno da luta pelo financiamento dos 10% do PIB exclusivamente para a educação pública, gratuita e de qualidade.

 

05/06/2015 – Vamos falar sobre o ensino superior privado

O tema mobilizou um dos maiores e mais disputados do 54º Conune no 3 dia de debates em Goiânia.

Entre os convidados estavam o secretário de políticas sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Contee), Alan Francisco de Carvalho e o representante do Ministério da Educação (Mec), Leandro Cerqueira, além do Diretor de Universidades Privadas da UNE, Mateus Weber.

Está em tramitação no Congresso Nacional o projeto para a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior – INSAES. A proposta prevê a criação de um órgão com 500 especialistas responsáveis pela fiscalização das instituições superiores de ensino.

 

04/06/2015 – Unidade e pressão popular no Congresso por uma reforma política real

Um dos debates mais concorridos do Congresso, a mesa reuniu centenas de estudantes e discutiu a PEC (182/07) da reforma que tramita no Congresso, aprovada pela Câmara dos Deputados no fim do mês passado e que constitucionaliza o financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

 

04/06/2015 – Ajuste para quem? Austeridade fiscal em pauta no Conune

O plano de ajuste anunciado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, impôs um contingenciamento de quase R$ 70 bilhões no Orçamento. A Educação foi uma das mais afetadas, com um corte de R$ 9,4 bilhões.

Por isso a mesa contou com a presença de diversos representantes políticos e de movimentos sociais para debater o tema. Foi consenso entre os debatedores que os movimentos populares devem valorizar a unidade para lutar contra o avanço de medidas que prejudiquem o trabalhador brasileiro.

 

04/06/2015 – Estudantes e sociedade civil contra o desmonte da Petrobras

Com participação do presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel, a UNE debateu a defesa da Petrobrás, que está no centro das atenções do debate sobre corrupção, o que reforça uma tentativa antiga de alguns setores tentarem entrega-la nas mãos dos conglomerados financeiros.

 

04/06/2015 – Congresso da UNE na luta contra a terceirização do trabalho

A mesa “O projeto de terceirização e os desafios das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros” mobilizou representantes da classe trabalhadora no 2º dia do Congresso da UNE. As intervenções reforçaram a luta contra a terceirização, a precarização e o lobby empresarial no Brasil e no mundo.

 

04/06/2015 – Abertura do 54ºCongresso defende unidade na luta contra redução da maioridade

Com a arena repleta de jovens na Praça Universitária, Vic Barros, em seus últimos dias à frente da UNE, declarou a terra de Honestino Guimarães, como a capital de luta dos estudantes durante o Congresso. A mesa levou estudantes e movimentos sociais a debaterem caminhos para barrar a redução da maioridade penal e soluções para a juventude.

 

03/06/2015 – Mais de 60 convidados e 50 debates no Congresso da UNE

Preparando delegados e observadores, fizemos um compilado com o que o Congresso tinha de melhor. Mais de 60 convidados, em cerca de 50 debates debateram como é tradição dos Congressos da UNE, temas urgentes da sociedade.

 

03/06/2015 – UNE mobiliza sociedade contra redução da maioridade penal

O 54º Congresso da UNE abriu seus debates com um tema polêmico, que deverá ser uma das principais bandeiras da juventude no próximo período: a luta contra a redução da maioridade penal.

Na última quarta (10) estudantes da UNE e UBES impediram a votação do tema da Comissão Especial que acontecia em Brasília. A pauta vai contra os anseios da juventude que quer mais escolas e menos cadeias.

 

02/06/2015 – Conheça os espaços do 54o Congresso da UNE

Ainda antecipando o 54º Conune apresentamos os espaços (auditórios, palco, arena de debates e plenários da PUC-GO e UFG) da Praça Honestino Guimarães, onde a maior parte das atividades foi realizada.

 

02/06/2015 – UNE inicia seu Congresso em Goiânia na quarta (3): confira a programação

Matéria pré-congresso trouxe o Guia de Programação, além de destacar os principais debates do evento, como o debate sobre a redução da maioridade penal, os debates e grupos de discussão, passeata contra os cortes, ato político em defesa da democracia e a eleição.

 

02/06/2015 – Universitários elegem 6.452 delegados para o 54º Congresso da UNE

6.452 delegados foram credenciados para o 54º Congresso da UNE (Conune), o maior e principal encontro do movimento estudantil brasileiro.

O número consolida a dimensão do congresso, o maior da UNE desde a reforma eleitoral da entidade realizada em 2006 – desde 2007 a escolha dos delegados se dá por universidade, e não mais por curso.

 

02/06/2015 – Espaço CUCA promove a cultura universitária no 54º Conune

Antes do Congresso apresentamos o ”Espaço Cuca”, que abrigou produções culturais de todos os cantos do país, com oficinas, ateliê permanente, debates, cinema, música, danças, um sarau com o poeta Sérgio Vaz e até um baile funk.

 

1/06/2015 Goiânia te espera: dicas e informações úteis

Os preparativos para o Congresso da UNE sempre começam com antecedência. Fizemos um guia com dicas e dúvidas e informações úteis, como credenciamento, alojamento, transporte e segurança.

 

28/05/2015 – UNE traz “defesa da democracia” para o tema de seu Congresso em Goiânia

Em meio ao cenário de agitação política de 2015, a União Nacional dos Estudantes realizou o maior Congresso da sua história em Goiânia, entre os dias 3 e 7 de junho. O 54º Congresso da UNE reuniu 10 mil estudantes universitários de todas as regiões do país com o tema ”A UNE em defesa dos estudantes, da democracia e do Brasil”.

 

25/05/2015 – Promoção ”Rumo ao 54º CONUNE”

Para comemorar a chegada do Congresso, a entidade sorteou diversos lambe-lambes que dialogam com o tema do evento ‘’A Une em defesa dos estudantes, da democracia e do Brasil’’. Quem entrou no site e se inscreveu concorreu lambes exclusivos e históricos.

 

22/05/2015 – 54º Congresso da UNE tem quase 7 mil delegados eleitos

Maior fórum estudantil do Brasil teve participação de 98% das instituições de ensino superior. Participaram do processo eleitoral mais de 2 milhões de estudantes que elegeram quase 7 mil delegados em todo o território nacional.

 

15/05/2015 – ABC do Congresso da UNE

Muitos participaram pela primeira vez de um Congresso da UNE, então fizemos um be-a-ba explicando tudo sobre o evento. O que é delegado, observador, chapas, GD’s.

 

13/05/2015 – Conheça Goiânia, sede do 54º Congresso da UNE

Para saber um pouco mais sobre a cidade, o site da UNE conversou com o diretor de Universidades Públicas da entidade,  Iago Campos, e com a vice-presidenta da UNE em Goiás, Déborah Evellyn. Ambos  cresceram na cidade e dão dicas sobre a capital do Cerrado.

 

06/05/2015 – Tire suas dúvidas sobre o 54º Congresso da UNE

Os estudantes que se interessaram pelo Congresso da UNE puderam tirar suas dúvidas antecipadamente sobre tudo o que acontece no evento. O que é, o que é votado, como se elege a nova diretoria, valores, hospedagem e muito mais.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo