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Reformulação no Pibid não atende às expectativas dos estudantes

07/02/2018 às 14:22, por Renata Bars.


Disfarçada de modernização, proposta sugere que estudantes façam “estágios” como docentes sem a devida supervisão

A Política Nacional de Formação de Professores, anunciada em meados de outubro de 2017 pelo Ministério da Educação (MEC), não está sendo bem recebida por estudantes e professores. Isso porque a proposta inclui a chamada  ‘’modernização” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), ao propor que alunos façam estágios como docentes sem a devida supervisão.

Segundo o MEC serão ofertadas 80 mil bolsas de residência pedagógica com o objetivo de melhorar a qualidade da formação inicial e a avaliação dos futuros professores, com um acompanhamento periódico.

Hoje, o Pibid, que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) funciona da forma oposta: são realizadas parcerias entre escolas, professores de ensino superior e básico, criando uma rede de suporte ao estudante de licenciatura no dia a dia, ao longo do período de estágio.

INTERRUPÇÃO DO PROGRAMA

Há um edital do Pibid vigente desde 2014, que está previsto para ser encerrado no final deste mês. Um novo edital está previsto para ser aberto somente na segunda quinzena de março, conforme informações da Capes, sem data definida para a divulgação dos resultados.

Para o diretor de extensão da UNE Airton Silva, o governo Temer se mostra irresponsável com a educação pública do país ao atacar o Pibid. ‘’ Queremos a manutenção do Pibid, sem interrupções. Esse período sem bolsas, sem funcionamento afeta os estudantes. O programa é uma ferramenta importante de formação de professores que deve permanecer. Fora essa modernização que pretende jogar um aluno de licenciatura numa sala de aula sem a devida orientação para começar a lecionar . Somos veemente contra essa postura. Acreditamos que o debate dobre educação é mais amplo do que essa prioridade dada hoje pelo MEC’’, falou.

O Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid) está em negociação com a Capes em busca da manutenção dos programas e das bolsas nesse intervalo entre o encerramento do edital atual e o resultado do próximo.

Em informativo publicado pelo Forpibid no último mês de janeiro, o Fórum explica que o prazo solicitado, até agosto de 2018, considera o tempo necessário entre o lançamento do próximo edital e início de suas atividades.  ‘’Argumentamos que a interrupção seria um prejuízo irreversível na ruptura com o trabalho com as escolas e o impacto nos cursos de licenciaturas, tanto no trabalho nas escolas como na concessão de bolsas, numa conjuntura tão desfavorável quanto ao financiamento das universidades e crise política e econômica, podendo corroborar com a evasão dos cursos’’, diz o documento.

O pedido de prorrogação ainda passa por avaliação da Capes.


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