Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Projetos de regulamentação do ensino privado marcam posse da UEE Livre RS

31/08/2017 às 20:03, por Redação.


33 estudantes que vão organizar o movimento estudantil gaúcho pelos próximos dois anos tomaram posse na ALERGS

Nesta quarta-feira (30) aconteceu a posse da nova diretoria da União Estadual dos Estudantes Dr. Juca – UEE Livre RS em Porto Alegre.

Reunidos às 18h no plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, os 33 diretores que vão organizar o movimento estudantil gaúcho pelos próximos dois anos tomaram posse com a presença de convidados.

A Deputada Estadual Manuela D’Avila (PCdoB) que foi militante da UNE, entregou uma medalha da legislatura junto com a entidade em homenagem aos antigos diretores da UNE do Rio Grande do Sul.

Ex-diretores da UNE no RS recebem homenagem

Foram apresentados também os projetos de lei da entidade sobre a regulamentação do ensino superior privado.

De acordo com a estudante de produção multimídia da FADERGS, diretora de Comunicação da UEE, Pâmela May, os projetos foram inspirados no aprovado pela Rio de Janeiro, encabeçado pela UEE-RJ.

Um pede o fim da cobrança de taxas como de provas, repetência e da emissão de documentos entre outras; o segundo é sobre matrícula e rematrículas, para que os estudantes não sejam obrigados a cursarem todas as disciplinas e na rematrícula só paguem o proporcional as disciplinas que cursaram; e o último é contra a obrigatoriedade das disciplinas de Ensino à Distância nos cursos presenciais. “Trabalhamos muito indo de gabinete em gabinete dos deputados para pedir a assinatura deles e conseguimos muitos apoios. Isso vai ajudar na tramitação dos projetos”, explicou Pamela.

E completou: “é importante que a gente consiga avançar na regulamentação do ensino privado e que projetos como esse possam ser nacionais”.

Sobre os desafios da gestão Pâmela também destacou a situação econômica dramática do Rio Grande do Sul. “Não estamos destoando do cenário nacional com os cortes do Sartori no RS. Temos já no último período feito a defesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, patrimônio do Estado, e a luta por uma educação pública e gratuita de qualidade continua sendo o nosso foco”.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo