Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Presidente do DCE da FATEC é preso em atentado contra o movimento estudantil

30/03/2017 às 17:46, por Redação.

Ação foi retaliação a pressão da entidade contra proposta de cobrar mensalidades na pós-graduação das FATECs

O presidente do DCE da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), o estudante Henrique Domingues foi preso ontem (29) em uma atitude totalmente arbitrária da PM de São Paulo.

Henrique estava na FATEC Ipiranga para uma atividade normal do movimento estudantil, comunicar aos outros estudantes que o Conselho Estadual da Educação (CEE) votaria, no mesmo dia, a proposta de cobrar mensalidades na pós-graduação das FATECs, mas o item foi retirado da pauta graças à pressão dos estudantes.

A PM foi acionada o estudante foi retirado algemado da unidade.

“A partir da manutenção da nossa mobilização do Centro Paula Souza [administradora das FATECs ] retirou da pauta a cobrança, só que já começou na sequência um forte ataque inconstitucional, alguns professores e diretores falando que o DCE da FATEC não sabia o que dizia, que estávamos espalhando mentiras para os estudantes. Fui lá para passar nas salas e falar com diretor, mas como mostra os meus vídeos eu nem cheguei a fazer nada disso”, explicou.

Assista:

O estudante foi levado até a delegacia e logo liberado com a presença de um advogado. Henrique deve passar nesta quinta-feira (30) por um exame de corpo delito, já que chegou até a delegacia com algumas escoriações.

O processo 238/2016, que trata do tema não tem data prevista para voltar à pauta do Conselho. A próxima reunião do colegiado é no dia 5 de abril, às 9h30, na Casa Caetano de Campos, sede da Secretaria de Estado da Educação, na Praça da República, centro de São Paulo. O CEE é quem estabelece regras para todas as escolas de todas as redes – estaduais, municipais e particulares – de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissional, seja presencial ou a distancia. Também cabe ao CEE-SP orientar as instituições de ensino superior públicas do Estado, bem como credenciar seus cursos.

O DCE da FATEC divulgou uma nota de repúdio ao grave atentado ao movimento dos estudantes fatecanos.

Leia na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO À PRISÃO VIOLENTA DO ALUNO DA FATEC

O aluno Henrique Domingues foi preso violentamente pela Polícia Militar dentro das dependências da Fatec Ipiranga, o que configura grave atentado ao movimento dos estudantes fatecanos em poder estar em seu local de direito.

Henrique é presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e tem autorização do Centro Paula Souza para falar com os alunos nas dependências de TODAS as faculdades de tecnologia. O documento foi enviado a TODOS os diretores, mas a Fatec Ipiranga impediu que ele pudesse passar nas salas em nome do movimento estudantil e chamou a polícia militar para retirá-lo à força da unidade.

O DA FATEC ZL, repudia esta lamentável ação violenta contra o fatecano e apoia os movimentos estudantis.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo