Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Pré-bienais celebram a cultura e abrem as portas para a 11ª edição do festival

05/12/2018 às 17:50, por Renata Bars.


Pernambuco, DF e Rio de Janeiro são alguns dos estados que realizam a famosa preparação para o maior festival estudantil da América Latina

Na linguagem popular, o ”esquenta” é aquela reunião antes de um evento principal, para dar um gás e até mesmo oxigenar as ideias. Na Bienal dos Estudantes, não é diferente. Neste mês de dezembro, diversos estados estão realizando as chamadas ”pré-bienais”, com debates, música, teatro, poesia, estimulando o público a se conectar ainda mais com a cultura e a produção universitária brasileira.

Estão confirmadas pré-bienais em Pernambuco, DF, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.

”As pré-bienais são grandes pontos de conexões das universidades com o nosso festival. Além disso, elas impulsionam a divulgação e as inscrições de trabalhos, envolvem estudantes em sua construção e fortalecem a rede do CUCA da UNE”, explicou um dos coordenadores da Bienal, Philipe Ricardo.

A 11ª edição da Bienal acontece de 6 a 10 de fevereiro de 2019, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. O tema escolhido é a Cultura brasileira e a obra de Gilberto Gil. A edição ainda traz uma novidade: pela primeira vez, secundaristas, universitários e pós-graduandos irão celebrar juntos a produção estudantil brasileira.

Para Marjory Williams, estudante coordenador das pré-bienais que ocorrerão em Pernambuco falou sobre essa novidade. ” Juntar estudantes de diferentes esferas é muito especial. Essa Bienal abarcará muito mais do que a universidade, mas um conjunto estudantil de todo o país, com muita pluralidade de ideias e experiencias”, avaliou.

Em Pernambuco acontecem cinco pré-bienais na próxima quinta-feira (6). Duas nos campi de Recife e Caruaru da Universidade Federal do estado (UFPE), duas nos campi de Nazaré da Mata e Santo Amaro da Universidade de Pernambuco (UPE) e uma na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Outra pré-bienal que ocorre também na quinta-feira é a da Universidade de Brasília (UnB). Por lá as atividades acontecerão no Espaço Chico Mendes a partir das 16h com a participação do DCE.

”Além de atividades culturais teremos um espaço de politização. Os estudantes poderão pensar e discutir sobre a realidade da nossa educação, o sucateamento das universidades. Será um grande espaço de diálogo e trocas”, disse.

Confira as datas de todas  pré-bienais:

UFRPE- 6/12
USP- 06/12
UFF- 13/12
UFPE/Recife – 06/12
UFPE/ Caruaru – 06/12
UPE/Santo Amaro –
06 e 07/12
UPE/Nazaré da Mata –06 e 07/12
UnB- 06/12
UFAM 14/12
UFMG – 14/12
UFBA- 25/01
UFMT-27/01

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo