Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

PR, MG, RS, SP e RJ realizam CEEGs e convocam seus Congressos Estaduais

21/03/2017 às 12:48, por Fotos: CUCA da UNE.


UEEs convocaram seus Congressos Estaduais que vão eleger suas próximas gestões

 

No sábado (18/3), segundo dia do 65º CONEG da UNE em São Paulo, as UEEs do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro realizaram seus Conselhos Estaduais de Entidades Gerais (CEEGs).

Durante os Conselhos, os estudantes fizeram um balanço estadual das lutas de cada entidade e aprovaram a convocação para realização dos seus Congressos Estaduais que elegerão as próximas gestões à frente do movimento estudantil gaúcho, paranaense, mineiro e fluminense nos próximos dois anos.

Minas Gerais

A UEE-MG aprovou o regimento com a data do seu 45º Congresso Estadual para os dias 25, 26 e 27 de Agosto.

A presidenta Luanna Ramalho relembrou sua gestão, que foi eleita com o mote da defesa da democracia e a resistência aos retrocessos, além do fortalecimento das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo na luta contra o golpe.

“No último Congresso conseguimos reunir mais de mil estudantes e neste próximo encontro esperamos ampliar porque a juventude tem se mostrado cada vez mais diversa e combativa durante este processo de ocupação em defesa da democracia”

Rio Grande do Sul

Estudantes participam do 65º CONEG da UNE, em São Paulo

O CEEG da Uee-Livre do Rio Grande do Sul aprovou a Jornada de Lutas da Juventude Gaúcha de 27 a 31 de março e também a realização do próximo congresso da entidade que será nos dias 7 e 8 de julho em Porto Alegre.

Para a presidenta Thaís Berg, a gestão atual colocou mais jovens na rua e enfrentou o golpe de cabeça erguida.

“Já começamos indo direto para uma ocupação na Praça da Matriz, na capital, contra os cortes do governo Sartori. O Rio Grande do Sul tem uma conjuntura difícil porque a mesma política do Temer é a política do governo Sartori, mas a gente conseguiu fazer esse enfrentamento contra o golpe e colocou a juventude na rua com muita mobilização”, disse.

Rio de Janeiro

A conjuntura difícil enfrentada pelo estado do Rio de Janeiro foi uma das discussões no CEEG da galera da UEE-RJ. Os cortes na educação e a crise nas universidades estaduais foram apontadas como lutas urgentes pelos estudantes presentes.

Na ocasião, os participantes também aprovaram a realização do próximo congresso da entidade, que acontece de 20 a 23 de julho, na cidade de Campos dos Goytacazes.

“Será um momento muito rico de discussão para a juventude fluminense, então, deixo aqui o convite para que todos participem do nosso congresso”, falou Leonardo Guimarães, atual presidente da UEE-RJ.

Paraná

A União Paranaense dos Estudantes (UPE) aprovou durante seu CEEG a realização do Congresso de 30 de junho a 2 de julho na cidade de Guarapuava.

“A gente fez um debate sobre a questão da educação em nosso estado, especialmente nas universidades públicas que vem sendo cada vez mais sucateadas pelo governo federal e a política do neoliberalismo. Essa discussão será ampliada em nosso congresso. Espero que muito estudantes possam participar desse momento com a gente”, falou o presidente da entidade, Bruno Pacheco.

São Paulo

UEE-SP convocou o seu Congresso e espera reunir milhares de estudantes de 30 de junho a 2 de julho

Segundo a presidenta da UEE-SP Flavia Oliveira, o CEEG da entidade foi um dos maiores já realizados. Nele, foi aprovada a realização do Congresso entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O local ainda será definido nos próximos meses.

“Tivemos uma diversidade de forças, de posicionamentos, que enriqueceram o debate e impulsionaram ainda mais a luta para enfrentar os desafios colocados em nosso estado. Nosso Congresso com certeza será gigante”, disse a presidenta.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo