Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Por melhorias na educação, estudantes amazonenses convocam Jornada de Lutas

14/03/2016 às 18:12, por Da Redação.

Agenda culmina em uma grande passeata no próximo dia 30 de março

No último dia 5 de março, entidades de juventude e do movimento estudantil como a UNE, UBES, UEE Amazonas, UMES Manaus, DCE UEA, grêmios e a Pastoral Universitária se reuniram na Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para convocar a Jornada de Lutas da Juventude Amazonense. Na pauta de reivindicações estão a luta em defesa do passe livre estudantil, o fechamento de escolas em Manaus e a garantia de mais investimentos para educação superior no estado.

Cerca de 80 jovens participaram da construção da Jornada e definiram uma agenda de lutas para todo o mês. Panfletagens serão realizadas nas universidades. No dia 30 de março as atividades terão seu ponto alto com uma grande passeata que sairá da Praça do Congresso, Centro, às 14h, e finalizará em frente à Prefeitura de Manaus, na Avenida Brasil.

Segundo a presidenta da UEE-AM, Bruna Brelaz, a juventude quer pressionar os governantes e exigir melhorias. ”Queremos uma cidade humanizada, com educação de qualidade, e transporte público gratuito, onde as famílias, principalmente, as mulheres, possam ter creches e escolas qualificadas para seus filhos e filhas estudarem. Queremos respostas imediatas”, salientou.

 Em novembro de 2015, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus anunciou o fechamento de nove escolas municipais que funcionavam em prédios alugados. A justificativa para o fechamento é que as unidades tinham problemas estruturais, e que faltavam documentos necessários para formatação de um novo contrato de locação.

O presidente da UMES Manaus, João Victor, afirmou que os secundaristas cumprirão papel fundamental na mobilização dessa Jornada de Lutas. ”Os secundaristas são os que mais sofrem com os descasos que ocorrem no transporte público e na educação. Por isso mobilizaremos também as famílias, pais e mães, que tem que pagar todos os dias para seus filhos um transporte caríssimo e sem qualquer qualidade”, disse.

Serviço

O que? Jornada de Lutas da Juventude Amazonense
Quando? 30/3 a partir das 14h
Onde? Praça do Congresso, Centro – Manaus

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo