Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Plenária discute emancipação das mulheres LBT

29/07/2018 às 10:50, por Da Redação Foto: Daniel Macedo.


Lesbofobia, machismo e misoginia foram apontados como grandes vilões a serem combatidos

A discussão sobre a vida das mulheres LBT tomou conta do teatro da Uneb, em Salvador, na tarde do último sábado (28), durante a terceira edição do Encontro LGBT da UNE. Convidadas de diversos campos políticos debateram a lesbofobia, machismo e misoginia e as formas de combater tais opressões.

Manu Lourenço, diretora LGBT da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE-RN) lembrou da vereadora assassinada Marielle Franco e destacou sua figura como representação da luta das mulheres lésbicas.

”Marielle foi um exemplo de como ocupar a política de forma consequente, combatendo as opressões. Por isso, devemos seguir lutando. Ser mulher LBT não é fácil. Muitas, além de sofrerem com o machismo e a lesbofobia, sofrem com estupros corretivos que tentam apagar a sua sexualidade. Devemos estar unidas e universalizar nossas pautas nos movimentos para agregar forças e seguir em frente”, falou.

Cíntia Lima do Movimento Rua destacou a necessidade de enegrecer os espaços e buscar saídas repensando o projeto de poder do país.

”Temos que buscar construir alternativas que dialoguem com aquilo que estamos construindo nas ruas e ampliar a nossa pauta de direito a vida. Não podemos mais ser mortas, merecemos viver”, falou.

Para Júlia Riber, diretora de politicas educacionais da União Estadual dos Estudantes da Bahia (UEB) , a sociedade tem necessidade de controlar os corpos femininos.

”Esperam que a gente corresponda ao que acham do que é correto, que é ser hetero, feminina e ter um homem ao lado. Quando dizemos que não precisamos dos homens, isso abala a estrutura patriarcal. A sociedade responde a isso com muita violência e invisibilidade, mas nós vamos unidas mostrar a eles que somos sujeitos políticos e não objetos sexuais”, destacou.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo