Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Especial Eleições 2016: Por uma educação de qualidade

20/09/2016 às 16:54, por Cristiane Tada.

A criação de programas municipais de bolsa auxílio aos estudantes e passe-livre intermunicipal estão entre as propostas defendidas pela da UNE para as eleições 2016

Estudantes de todo o Brasil aprovaram no 64º Coneg da UNE, realizado no mês de Julho, em São Paulo, uma plataforma eleitoral com demandas do movimento estudantil aos candidatos e candidatas às prefeituras e câmaras de vereadores do pleito de 2016.

As eleições municipais acontecem no próximo dia 2 de outubro em um momento conturbado da política nacional após a democracia ter sofrido um golpe com o impeachment ilegítimo da presidenta eleita Dilma Rousseff.

Os estudantes reivindicam na Plataforma eleitoral da UNE 2016 sete propostas fundamentais que contemplam desde a defesa da Educação até aspectos ligados ao direito da juventude de viver plenamente nas cidades.

O primeiro ponto do documento pede mais atenção e qualidade na educação. (Leia a íntegra aqui)

Entre as propostas, está a criação de programas municipais de bolsa auxílio aos estudantes, em especial aos bolsistas do ProUni.

O estudante de engenharia elétrica da Faculdade Estácio, João Victor Alves de Almeida (20), é beneficiário do ProUni municipal de Recife, em Pernambuco, e reconhece a importância da iniciativa.

O benefício funciona nos moldes do programa federal e propicia a João a realização de estudar o curso que sempre quis e que custaria até 75% do seu salário. “É uma oportunidade sensacional, acho que a nossa cidade tem realmente priorizado a educação do jovens ”, destacou.

O ProUni Municipal na capital de Pernambuco está no segundo ano e até o final de 2016 alcançará um total de 705 beneficiados. São oito instituições de ensino superior que oferecem bolsas em troca de concessão fiscal, com 44 cursos disponíveis entre eles cursos como medicina, direito, engenharia civil, odontologia, administração, enfermagem, engenharia mecânica, entre outros.

Passe livre intermunicipal

Outra questão importante que está prevista na plataforma da UNE são políticas públicas e medidas de auxílio transporte para deslocamento de estudantes que estudam em municípios próximos aos que residem.

A estudante e psicologia da UNISO, Camila Gabriela Mengue (23), destaca como facilitou sua vida ter a ida e volta da aulas garantidas. Ela estuda em Sorocaba, mas mora em Salto de Pirapora, a 25 km de distância. O passe livre para estudantes que utilizam o transporte intermunicipal das linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) começou no início deste ano.

O passe é válido para famílias com renda percapita de até 1,5 salário mínimo nacional, além de beneficiários de programas governamentais de cotas raciais, Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Escola da Família.

O benefício será concedido no limite máximo de 48 viagens de passagens gratuitas aos estudantes, com limite de dois embarques por dia, nos meses de fevereiro a junho e agosto a novembro.

“E ainda não são só as aulas, é o estágio, os trabalhos, atividades fora do horário da Universidade, que estão sendo possíveis por causa do transporte”, destaca a estudante.

ACOMPANHE O ESPECIAL

A plataforma da UNE reúne mais 4 propostas para melhorar a qualidade da educação que abordaremos nos próximos textos. São elas: a valorização da formação complementar e remuneração complementar dos professores, respeitando e cumprindo a lei do piso salarial; Educação de jovens e adultos e programas de erradicação do analfabetismo; Compromisso com a educação do campo e mais investimento do orçamento municipal em educação.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo