Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Pepe Mujica e sua mensagem de esperança para a juventude latino-americana

28/08/2015 às 15:05, por Cristiane Tada.

Ex-presidente do Uruguai cumpre agenda no Brasil e atrai milhares de jovens

O ex-presidente e atual senador do Uruguai Pepe Mujica está em visita ao Brasil. Nesta quinta-feira (27/08) pela manhã ele foi homenageado em cerimônia de premiação “Personalidade Sur 2015”, promovida pela Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, no Rio de Janeiro.

Ele criticou o consumismo, o capitalismo e o individualismo, além de defender uma força coletiva em nome das grandes causas como a defesa do nosso continente. “Não há homem imprescindível, há causa imprescindível”, afirmou.

O senador colocou a política como um meio de construir uma vida melhor. “Pode haver utopia maior que a religião, do que crer em outra vida? Somos animais utópicos e por isso temos que crer, na política, na mística da causa, que podemos criar uma sociedade e um mundo melhor”, disse.

ENCONTRO COM ESTUDANTES

Já na noite desta quinta, o clima na Concha Acústica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) foi de festa para receber o ex-presidente uruguaio. Milhares de jovens lotaram o espaço e desde a tarde cantavam palavras de ordem e músicas a favor da América Latina e da descriminalização das drogas.

A presidenta da UNE, Carina Vitral, estava lá e relatou ter ficado emocionada com o encontro. “Um dos maiores líderes dos povos latino-americanos, uma figura que inspira pela sua simplicidade e pelas transformações que liderou no seu país”, conta.

Mujica colocou o Uruguai em destaque no mundo ao concretizar bandeiras defendidas pelos movimentos sociais e da juventude como a regulamentação da maconha, a descriminalização do aborto e impedir a redução da maioridade penal em uma campanha que serve de exemplo para o Brasil.

O senador agradeceu o calor da juventude, que ovacionava o líder a cada frase proferida. Carinhoso, afirmou que não veio “buscar aplauso, mas despertar a militância para as causas nobres”.

Lembrou-se do alto dos seus 80 anos que uma vez foi jovem, e ainda comentou sobre tantos estudantes que caíram pelos caminhos em defesa da América Latina. “O continente mais rico de recursos naturais do mundo – vocês tem que seguir levantando a bandeira da igualdade”, afirmou.

E se dirigiu aos jovens: “ser universitário é se dar conta que a troca é civilizatória. Necessita de gente que dedique a sua vida de não só sonhar por um mundo melhor, mas lutar por ele”. E continuou: “Os estudantes tem que se dar conta que não é só uma mudança do sistema, é uma mudança de cultura, é uma cultura civilizatória. E não tem como sonhar com um mundo melhor se não gastar a vida lutando por ele. Temos que superar o individualismo e criar consciência coletiva para transformar a sociedade.”

Assista na íntegra:

AGENDA CONTINUA

Neste sábado (29), às 11h, o ex-presidente participa do Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI da Prefeitura de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Mujica participará de mesa ao lado do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva que debaterá “A importância da participação cidadã na América Latina”.
O seminário começa nesta sexta-feira 28 no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforp). Para informações, acesse: http://goo.gl/6bx46w

SERVIÇO

Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI
Data: 29/08/2015
Horário: 11h30
Local: Cenforpe – Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto, São Bernardo do Campo

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo