Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

#ParaTudopelaDemocracia segue forte nas universidades de todo país

28/04/2016 às 17:57, por Da Redação Fotos: Cuca da UNE.

Paraná, Rio Grande do Norte, Amapá e São Paulo ainda terão atos

O Dia Nacional de Paralisação nas Universidades que acontece nesta quinta (28) segue forte em todo país. Pela manhã, as atividades começaram com a ocupação da reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul ( UFFS) em Erechin (RS) e se desdobraram em marchas, trancaços e intervenções de norte a sul.

É o caso de Curitiba, onde ocorrerá um ato dos estudantes contra o golpe a partir das 17h30 no Pátio da Reitoria da UFPR.

”Nós acreditamos que é preciso dar uma resposta política depois da votação que decidiu pelo impeachment na Câmara dos Deputados. O povo brasileiro não se sente representado por esse Congresso. Queremos mostrar é possível fazer política pelas nossas mãos e apresentar nossas perspectivas não só de defesa da democracia mas também de melhorias nas universidades”, falou o presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Bruno Pacheco.

Em Salvador acontece uma assembleia dos estudantes da UFBA também a partir das 17h30.

Para a presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Nágila Maria, este é o momento de assegurar as conquistas e não permitir retrocessos. ”Vamos ocupar as ruas e as universidades de todo o país com muita manifestação expressando o nosso repúdio a essa onda conservadora que ameaça os direitos que conquistamos com muita luta”, disse.

Unb: MInhocão Fechado

Mais cedo, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) fecharam o acesso ao Instituto Central de Ciências (ICC), conhecido como ”Minhocão”. Cerca de 250 estudantes participaram do ato que percorreu as instalações da instituição e o Restaurante Universitário com palavras de ordem e distribuição de panfletos.

No Rio, escracho contra a Globo

No Rio de Janeiro, estudantes realizaram uma grande passeata que culminou no chamado ”escracho” em frente ao prédio da Rede Globo de Televisão.

Em Fortaleza, estudantes ocuparam o Restaurante Universitário da Universidade Federal do Ceará e realizaram um jogral em defesa da democracia.

escracho

Outras manifestações estão marcadas para acontecer no fim da tarde de hoje. Confira a lista:

São Paulo:

Aula Pública contra o o Golpe no Corredor Vergueiro

Rio Grande do Norte:

Atividade cultural na UFERSA (Hall do CRDH), a partir das 17h

Rio Grande do Sul

Porto Alegre – ato unificado das universidades do estado concentração a partir das 17h30 na Faculdade de Direito da UFRGS

Caxias do Sul – ato e cortejo cultural na Universidade de Caxias do Sul ás 18h30

Paraná:

Foz do Iguaçu – Aula Pública na Unioeste a partir das 19h

Laranjeiras do Sul – Cine Debate na UFFS partir das 19h

Amapá:

Palestra ”Democracia e Estado de Direito: Aspectos Políticos e Técnicos do Processo de Impeachmentda Presidenta Dilma” na UEAP.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo