Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

#OcupaMinC: um laboratório vivo da construção da resistência democrática

20/05/2016 às 10:08, por UNE.

Ocupações de 18 instalações ligadas ao extinto ministério, como a Funarte e o Iphan, são apoiadas pela UNE

Uma diversidade de agentes culturais, políticos, artísticas e estudantis uniram-se em prol da defesa da cultura e da democracia. Após o anúncio da extinção do Ministério da Cultura (MinC), o movimento cultural em aliança com diversos movimentos sociais ocuparam um total de dezoito (18) instalações ligadas ao extinto ministério como a Funarte e o Iphan.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) é solidária, participa e manifesta seu apoio às ocupações, por serem um laboratório vivo da construção da resistência democrática e por entender, ao longo da sua luta histórica, a importância da cultura e da arte nos múltiplos aspectos da vida humana e social.

O governo ilegítimo de Michel Temer, instaura uma série de retrocessos ao povo brasileiro, onde o acesso popular à cultura e à educação, garantidos pela Constituição Brasileira, tem sido alvos diretos daqueles que não aceitam ver o crescimento da população pobre do país e a diminuição de seus privilégios.

Hoje o #OcupaMinC cumpre um papel fundamental na luta contra o retrocesso e mostra através de toda uma diversidade cultural, a força das vozes daqueles que continuarão a lutar pelos avanços de direitos, contra retrocessos e sobre tudo, pela democracia em nosso país.

A UNE sempre esteve a frente das grandes transformações e avanços no Brasil e enxerga o papel fundamental que o MinC desenvolveu ao longo desses anos como a Lei Cultura Viva, Programa Mais Cultura nas Universidades e editais que fizeram crescer o desenvolvimento cultural, dentro e fora das universidades, na sociedade brasileira e pra economia da nação.

União Nacional dos Estudantes

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo