Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Ocupação no IEAR-UFF reivindica construção de novo pólo universitário

26/09/2017 às 17:44, por Renata Bars.

Estudantes realizam assembleia no local ocupado
Reprodução Facebook Movimento Ocupa Retiro - Iear Resiste

Prefeitura de Angra dos Reis quer retomar terreno cedido à universidade em 2015; estudantes exigem novo campus com melhor infraestrutura

Desde o início de setembro, estudantes do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) ocupam terreno na região do Retiro, espaço cedido pela prefeitura há cerca de dois anos com a promessa de construção de um novo pólo universitário. O projeto, no entanto, nunca saiu do papel.

Atualmente, o IEAR funciona em um terreno privado, distante do centro, sob a posse temporária da prefeitura com estrutura insuficiente para atender às necessidades dos estudantes.

”Os estudantes reivindicam o uso do terreno no Retiro para que além de melhorias, não faltem coisas essenciais como bandejão, moradia e transporte, que são inexistentes ou insuficientes hoje”, falou o diretor da UEE-RJ, Leolo Lopes.

Nas redes sociais, o “Movimento Ocupa Retiro – IEAR Resiste” publicou nota assinada por diversos Diretórios e Centros Acadêmicos relatando os motivos da ocupação e apresentando as reivindicações estudantis.

”Enquanto nossas pautas não forem discutidas e atendidas, seguiremos ocupando e resistindo”, diz o documento.

O RETIRO É DOS ESTUDANTES!

No último dia 18, estudantes e professores foram surpreendidos com a presença de dois guardas municipais e do superintendente de segurança pública e major da polícia militar, Francisco Seixas, no terreno ocupado.

Segundo nota publicada também nas redes sociais, os policiais tiravam fotos do local.

”A ação da superintendência, órgão ligado à prefeitura, é truculenta e ignora o funcionamento de uma Universidade Federal que goza de autonomia administrativa de acordo com o artigo 2017 de Constituição Federal”, afirma a nota.

Leia na íntegra aqui:

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo