Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Nota de repúdio ao ato de violência contra a Caravana do ex-presidente Lula

28/03/2018 às 16:26, por Renata Bars.


Confira a posição da União Nacional dos Estudantes quanto ao ocorrido na noite da última terça-feira, no interior do Paraná

A União Nacional dos Estudantes repudia o ato covarde de violência de grupos extremistas que atiraram com armas de fogo contra a Caravana do Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva ontem, 27/03, no interior do Paraná.

A UNE sempre prezou pelo respeito entre as partes no debate democrático, entregou vidas de suas principais lideranças na ditadura militar, como Honestino Guimarães e Helenira Rezende, lutando contra autoritarismo e em defesa da Democracia.

Portanto, pra nós é inadmissível, que diante do cenário caótico que vive nosso país hoje, com retiradas de direitos, retrocessos nas mais diversas áreas, inclusive ataques a universidade pública brasileira, surjam ainda ações violentas como essa que nos rememoram aos tempos de ascensão do fascismo, ou mesmo no Brasil, do integralismo.

Tentar calar oponentes por meio de uma real tentativa de assassinato, de qualquer cidadão e ainda mais de um ex-presidente constituído enquanto uma grande liderança popular, é uma questão que deve preocupar a todos nós, pois agudiza ainda mais o enfraquecimento do nosso estado democrático de direito. Esse tipo de iniciativa tem raízes em uma escalada conservadora e manifestada por meio do discurso de ódio que tem tomado parcelas da população brasileira, mas que é estimulada por uma elite que teme perder seus inúmeros privilégios, em detrimento dos direitos do povo pobre e trabalhador que por um momento pode ter esperança e dignidade nesse país.

Nesse sentido, continuaremos na defesa da Democracia, do direito de Lula ser candidato e de se expressar livremente, repudiando e combatendo qualquer tipo de ameaça a vida e autoritarismo.

São Paulo, 28 de março de 2018.

União Nacional dos Estudantes

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo