Nota de repúdio à tentativa de intimidação da PM no 1º Ecom da UNE

25/09/2017 às 15:59, por Da Redação.

Estudantes de posicionam contra a postura de repressão injustificada da polícia paulista

No marco dos 40 anos da selvageria cometida pela Polícia Militar na PUC que resultou na prisão de mais de 800 estudantes que comemoravam num ato público no TUCA a realização do 3º Encontro Nacional dos Estudantes (III ENE), neste 22 de Setembro de 2017 os estudantes brasileiros foram novamente atacados.

Antes de começar o 1º Encontro de Comunicação da UNE  (Ecom) na sede dos Jornalistas Livres em São Paulo, perto das 10 horas da manhã, a polícia adentrou no prédio localizado na Rua Conselheiro Ramalho identificado com uma bandeira da entidade na porta procurando o responsável pelo evento.

A tentativa de intimidação foi clara. O PM requeria assinatura em um documento e uma série de informações sobre quem participaria do Encontro. Sob a negativa dos estudantes, que queriam entender o porquê da ação o PM questionou “Não são vocês que fazem atos contra o Estado?”.

Em tempos onde torturadores como Carlos Alberto Brilhante Ustra são homenageados dentro do Congresso Nacional e comandantes do exército sugerem intervenção militar como solução para crise política que o país atravessa, é fundamental reafirmação da luta em defesa do Estado Democrático de Direito. A abordagem da corporação mostrou que a ditadura pode ter passado, mas sob a era Temer, a polícia à serviço de Alckmin continua a criminalizar movimentos sociais, atacar a livre manifestação e a Constituição brasileira.

A UNE repudia veementemente a postura dessa polícia militarizada que atende a interesses escusos, constrange a liberdade de estudantes, jovens, negros e negras, LGBTs e atropela direitos básicos de cidadãos brasileiros.

Em nome dos nossos mártires que perderam suas vidas na luta pela democracia não toleraremos que as atividades do movimento estudantil sejam cerceadas novamente! Nenhum passo atrás!

25 de setembro de 2017
União Nacional dos Estudantes