Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

No Dia do Estudante, jovens tomam as ruas em defesa da educação

12/08/2015 às 17:02, por Da Redação.

Na última terça-feira (11/8), as comemorações do Dia do Estudante e do aniversário de 78 anos da UNE levaram milhares de jovens às ruas do país. De norte a sul, ocorreram manifestações em prol de mais investimentos na educação, contra os cortes e defesa da Petrobras e da democracia.

Na Câmara dos Deputados, em Brasília, a UNE e diversas entidades do movimento social realizaram um ato em favor da maior estatal brasileira.

‘’Dia do Estudante é dia de lutar pelo pré-sal para a educação e de protestar contra o PL131/2015 do senador José Serra que visa mudar o modelo de exploração do pré-sal e tirar a Petrobras como operadora única’’, destacou a presidenta da UNE, Carina Vitral.

ATOS PELO PAÍS

Ainda em Brasília aconteceu uma aula pública aula pública sobre financiamento da educação, ciência e tecnologia no Brasil com o Professor Dr. Remi Castioni, reitor da UnB, em frente ao Ministério da Educação, onde os pós-graduandos se mantiveram acampados contra os cortes e em defesa da democracia.

Em São Paulo aconteceram manifestações na Universidade Nove de Julho (Uninove) e também na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Na instituição particular, os estudantes promoveram um apitaço contra o aumento nas mensalidades. Já na pública, foi realizada uma aula aberta sobre democracia com a participação de milhares de estudantes.

No Espírito Santo, a Assembleia Legislativa do Estado promoveu uma homenagem ao Dia do Estudante. A sessão solene contou com a participação de deputados e representantes da UNE, UBES E ANPG.

Em Belo Horizonte, uma roda de conversa foi organizada na União Colegial de Minas Gerais (UCMG) sobre a grade curricular e modelo de ensino nas escolas mineiras.

Em Pernambuco ocorreu um ato em repúdio ao sucateamento das autarquias municipais e também contra os possíveis cortes nas bolsas do PROUPE, programa conhecido como o ‘’Prouni’’ do estado.

No Ceará, os estudantes marcharam até a Câmara Municipal de Fortaleza em defesa do pré-sal para a educação.

No Rio Grande do Sul, os estudantes da Universidade de Passo Fundo saíram às ruas em defesa do Fies.

O Ato “Estamos em Luta” em Manaus reuniu milhares de estudantes na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com o objetivo de construir uma frente em defesa de mais investimentos para a educação pública, contra os cortes.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo