Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Nos 79 anos da UNE, relembre a história da entidade

11/08/2016 às 19:20, por Da Redação.

Acervo digital traz fotos e jornais históricos. Confira!

Neste 11 de agosto, a UNE completa 79 anos de história e você pode ficar por dentro de todos os acontecimentos que compõem a trajetória da entidade aqui mesmo no site. Na seção Memória,  há um espaço de resgate dos momentos marcantes do movimento estudantil no Brasil.

A narrativa da  UNE começa em sua criação, na década de 1930, já na luta contra a ascensão do nazi-fascismo. Aborda o combate ao Estado Novo de Getúlio Vargas e o apoio às reformas de base de João Goulart. Passa pela resistência à ditadura, pelas lutas por democracia, pela explosão dos “caras-pintadas” e pelas manifestações de 2013 que tomaram o país.

Um conteúdo inédito são os perfis de todos os presidentes da história da UNE, com detalhes sobre a contribuição de figuras históricas como Honestino Guimarães e Aldo Arantes, e de rostos conhecidos como os políticos Aldo Rebelo, Lindberg Farias, Orlando Silva e Gustavo Petta.

Há um arquivo em construção com publicações, fotos documentos históricos da entidade. Você pode contribuir para a elaboração deste acervo online: basta acessar a página de “Doações” e saber como ajudar.

A histórica sede da UNE na Praia do Flamengo, 132, recebe uma atenção especial: com fotos e vídeos, a seção escreve a história do prédio que pertenceu ao tradicional Clube Germânia e que viria ser destruído pela repressão militar, assim como a jornada de reconstrução do edifício a partir de um projeto doado por Oscar Niemeyer.

Está disponível ainda o link para uma página especial feita em memória aos 50 anos do golpe militar de 1964, uma lição para nunca ser esquecida.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo