Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

No aniversário da UNE, conheça a história da entidade

10/08/2015 às 13:44, por Redação.

Acervo digital traz fotos e jornais históricos. Veja tudo sobre a resistência da entidade e dos estudantes à ditadura

Neste 11 de agosto, quando a UNE completa 78 anos de história, quem quer compreender a história da entidade tem rumo certo na seção Memória, um espaço de resgate dos momentos marcantes do movimento estudantil no Brasil.

A narrativa da trajetória da UNE começa em sua criação, na década de 1930, já na luta contra a ascensão do nazi-fascismo. Aborda o combate ao Estado Novo de Getúlio Vargas e o apoio às reformas de base de João Goulart. Passa pela resistência à ditadura, pelas lutas por democracia, pela explosão dos “caras-pintadas” e pelas manifestações de 2013 que tomaram o país.

Um conteúdo inédito são os perfis de todos os presidentes da história da UNE, com detalhes sobre a contribuição de figuras históricas como Honestino Guimarães e Aldo Arantes, e de rostos conhecidos como os políticos Aldo Rebelo, Lindberg Farias, Orlando Silva e Gustavo Petta.

Há um arquivo em construção com publicações, fotos documentos históricos da entidade. Você pode contribuir para a elaboração deste acervo online: basta acessar a página de “Doações” e saber como ajudar.

A histórica sede da UNE na Praia do Flamengo, 132, recebe uma atenção especial: com fotos e vídeos, a seção escreve a história do prédio que pertenceu ao tradicional Clube Germânia e que viria ser destruído pela repressão militar, assim como a jornada de reconstrução do edifício a partir de um projeto doado por Oscar Niemeyer.

Está disponível ainda o link para uma página especial feita em memória aos 50 anos do golpe militar de 1964, uma lição para nunca ser esquecida.

Você pode ainda ficar por dentro da resistência dos estudantes à ditadura militar na publicação que contém o relatório final da Comissão da Verdade da UNE, que foi lançado no último congresso da entidade, em junho deste ano.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo