Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

No Amapá, sede da Mídia Ninja é covardemente atacada pela PM

09/01/2017 às 18:13, por Da Redação.

Militares agrediram e apontaram armas para o público que participava do ”Domingo na casa”, evento cultural promovido pela Casa Fora do Eixo 

Na noite do último domingo (8), a Casa Fora do Eixo Amapá, centro de ativismo e cultura em Macapá e sede da Mídia Ninja no estado, foi invadida e covardemente atacada por PMs que agrediram e apontaram armas aos participantes do projeto ”Domingo na Casa”, evento cultural bastante conhecido na cidade.

O espaço foi invadido e revirado por diversos policiais devido a uma suposta denúncia de ”perturbação do sossego público”, e acabou em agressões verbais, socos, chutes e ameaças.

”Esse é um evento que acontece há muito tempo e nunca tivemos problemas. O que aconteceu desta vez é que um vizinho, policial militar, visivelmente bêbado, iniciou as agressões derrubando todas as motos do estacionamento da Casa Fora do Eixo. Coagiu a todos e chamou mais policiais, que, ao invés de impedirem novas agressões, disseram que não poderiam intervir por se tratar de um superior”, relatou o produtor cultural e articulador da Casa Fora do Eixo no estado amapaense, Otto Ramos.

Otto chegou a ser detido com outro participante do evento. Ambos permaneceram em celas, seminus, por mais de uma hora, até a chegada do delegado para colher os depoimentos.

”Estamos sendo acompanhados por advogados e teremos uma audiência no dia 10 de fevereiro. Queremos agora construir um ato público e oficializar nossas denúncias junto ao Ministério Público Federal”, contou Otto.

Para ele, o comportamento da PM reflete o avanço do conservadorismo em todo país. ”Aqui no Amapá ainda temos o agravante do novo secretário estadual de segurança pública, Cláudio Alencar, ter anunciado que irá acabar com a movimentação cultural noturna na cidade. Essa postura e tudo o que ocorreu é com certeza um indicativo consonante com o avanço das ideias conservadoras que assistimos atualmente no Brasil”, falou.

Em publicação no site oficial, a Mídia Ninja afirmou que a ofensiva contra as opressões segue forte. ”Continuaremos na luta contra o autoritarismo, o abuso de poder e a força das armas. O Fora do Eixo e a Mídia NINJA reforçam seus valores pacíficos, a importância das ações culturais e engrossa o coro pela desmilitarização da polícia brasileira, uma das que mais mata e morre no mundo. Não vão nos intimidar.”

 A UNE prestou solidariedade ao Fora do Eixo e ao Mídia Ninja, coletivos que têm somado na luta diária em defesa da educação, da democracia e dos direitos humanos. “A ação da polícia no Amapá apenas reforça o avanço das forças conservadoras no país. Outra importante organização do movimento social, o MST, já tinha sofrido ataque semelhante. Os estudantes repudiam e combatem a intimidação da PM que agiu sem qualquer medida legal ou mandado de busca. Seguimos em frente”, divulgou em nota.
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo