Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Na UNE Volante, mostra fotográfica expõe a luta democrática brasileira

30/04/2018 às 16:39, por Renata Bars Fotos: Bárbara Marreiros.


”Imagens da democracia” está presente em todas as etapas da caravana estudantil

Evidenciar a importância da luta pela democracia no Brasil ao longo dos anos é um dos objetivos da mostra itinerante ”Imagens da Democracia”, exibida atualmente durante a caravana UNE Volante em todo o país. A exposição é composta por 15 fotos captadas pelos fotógrafos estudantes do Circuito de Cultura e Arte da UNE (Cuca da UNE) ao longo de 2016, ano de resistência contra os retrocessos e desmandos do governo golpista de Michel Temer.

A exposição teve sua estreia na 10ª Bienal da UNE, realizada de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2017 em Fortaleza e atraiu os olhares de quem participou do evento estudantil.

”Nós organizamos as fotos de maneira que pudesse haver um diálogo com fotos produzidas durante a reconstrução da UNE nas décadas de 70 e 80”, explicou Vitor Vogel, fotógrafo e curador da exposição.

Imagens da Democracia em exposição na Universidade Federal do Ceará, segundo endereço da UNE Volante

Para ele, esse diálogo destaca a memória do passado e a memória do presente na história do nosso país.

”Os estudantes que passam pela exposição vão encontrar uma resistência do seu tempo e também do passado. É um modo de perceber que essas resistências estão conectadas e que se já existiram pessoas que resistiram é possível sim continuar na luta e restabelecer a democracia, a justiça e a liberdade”, disse.

A exposição desembarca nesta quarta-feira (2) na etapa de Brasília da UNE Volante.

Foto dos protestos de 2016 ao lado de foto emblemática de Honestino Guimarães, presidente da UNE desaparecido durante a ditadura

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo