Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

NA UFRJ a UNE Volante vai discutir a organização das cidades

23/05/2018 às 18:07, por Cristiane Tada.


Debate principal acontece na sexta-feira (25/5) às 11h com transmissão ao vivo pelas redes da UNE; Às 16h Festival Inquietações promete incendiar a galera com a apresentação da niteroiense MC Carol e DJs

Neste quinta-feira (24/05) a UNE Volante chega na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e lá o papo vai ser sobre o papel estratégico da universidade na organização das cidades.

O debate principal acontece na sexta-feira (25/5) às 11h com transmissão ao vivo pelas redes da UNE. Além do reitor da UFRJ Roberto Leher, participam da discussão o Professor do departamento de tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Caio Santo Amore; o presidente da Central Única das Favelas (CUFA) Preto Zezé; entre outros. No mesmo dia a noite o Festival Inquietações promete incendiar a galera com a apresentação da niteroiense MC Carol e Djs.

Caminhos de combater a violência no campus também serão tema de debate já na quinta às 15h no Teatro de Arena da Praia Vermelha. Na última semana foram registrados dois casos de sequestro-relâmpado na universidade. Há dois anos o estudante Diego Vieira Machado foi morto e o crime até hoje não foi solucionado.

Confira a programação completa: 

Programação UNE Volante Universidade Federal do Rio de Janeiro

24/05 – Quinta-feira

14h – Grafite e muralismo
Local: Parede lateral da Faculdade de Letras – Fundão

14h às 15h – Reunião aberta do CUCA da UNE
Convidados: Pedro De Andréa Gradella (Assessor de projetos especiais do Centro de Artes UFF), Mel Gomes (Diretora de cultura da UNE 2015 – 2017) e Camila Ribeiro ( Coordenadora Geral do CUCA)
Local: Hall da Reitoria – Fundão

15h – Debate
Tema: Desigualdade e Violência
Local: Teatro de Arena Palácio da Praia Vermelha

15h às 18h – Atividade cultural de música/intervenções.
Artistas: Marcela Gavinho, Fylipe Fontes, Natacha Kalili, Imerso.
Local: Pilotis da reitoria da UFRJ – Fundão

17h às 19h – Oficina de comunicação colaborativa do CUCA da UNE.
Local: Teatro de Arena no Palácio da Praia Vermelha.

25/05 – Sexta-feira

8h às 20h – Exposição de fotografias do CUCA da UNE.
Local: Hall da Reitoria UFRJ – Fundão.

10h30 às 11h – Encenação da peça “Parecer da Democracia”.
Local: Hall da Reitoria UFRJ – Fundão

11h – Debate temático.
Tema: O papel estratégico da universidade na organização das cidades.
Debatedores: Roberto Leher (Reitor da UFRJ), Caio Santo Amore (Professor Doutor do departamento de tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Leonardo Péricles (Coordenador nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e Presidente a Unidade Popular-UP), Preto Zezé (Presidente da Central Única das Favelas-CUFA).
Local: Hall da Reitoria UFRJ – Fundão.

16h às 22h – Festival Inquietações: Inquiete-se por mais espaços de cultura dentro da universidade/ Baile do CUCA.
Atrações: MC Carol, Dj Dann Vieira, Dj Lorenzo, Dj Labanca e Dj Morena.
Local: Gramado lateral da Faculdade de Letras UFRJ.

FESTIVAL INQUIETAÇÕES

Em cada universidade o Circuito Universitário de Cultura e Arte, CUCA da UNE e as entidades estudantis locais vão promover uma edição do Festival Inquietações. Ele será um espaço de disseminação dos artistas locais em várias linguagens e principalmente na música. Além de lembrar os antigos festivais universitários que lançou ícones da MPB, a entidade quer reativar e defender os espaços de convivência estudantis e ainda apresentar uma proposta de Regulamentação das Atividades Culturais e Recreativas em cada instituição. 

SOBRE A UNE VOLANTE  

Entre os meses de Abril a Junho a UNE junto ao CUCA da UNE percorrerão universidades das 5 regiões do país, levando debates e o Festival Inquietações em campanha na defesa da universidade pública e gratuita.

Com o tema Educação, Liberdade e Democracia a UNE Volante articulará reitores, professores, técnicos-administrativos e estudantes em comitês e campanhas em defesa da gratuidade do ensino, bem como em defesa da liberdade do ex-presidente Lula em cada universidade que percorrer.

Vamos mobilizar grandes nomes da academia, da política e dos movimentos sociais para pautar e discutir o papel das instituições de ensino para setores estratégicos do Brasil como a soberania nacional, o fortalecimento da democracia, a engenharia nacional, a produção agrícola, o combate às desigualdades sociais, a consolidação do SUS, entre outros assuntos”, destacou a presidenta da UNE, Marianna Dias.

SERVIÇO

O que? UNE VOLANTE E FESTIVAL INQUIETAÇÕES

Quando? 20 de Abril a 07 de Junho de 2018.

Outras informações: www.une.org.br

Assista ao vídeo da UNE Volante: https://goo.gl/V9PqLp

Assista ao vídeo do Inquietações: https://goo.gl/42bNVD

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo