Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Na Bienal, mostra de Projetos de Extensão valoriza a educação popular

31/01/2017 às 14:08, por Renata Bars.

Trabalhos estão expostos na Praça Verde, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A educação popular e o trabalho voluntário foram os grandes destaques da mostra selecionada de Projetos de Extensão da 10ª Bienal da UNE, em Fortaleza.  Os trabalhos expostos na Praça Verde, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dialogaram com o tema do evento ‘’Feira da Reinvenção’’, numa proposta de transformação do saber oferecido em nossas escolas e universidades.

O projeto ‘’Encanto dos Astros’’, dos estudantes Jerônimo Andrade e Anderson do Nascimento da Universidade Federal do Piauí  (UFPI) é um exemplo disso. O objetivo do trabalho é fomentar o ensino de astronomia e ampliar a grade curricular das instituições públicas de ensino.

‘’A área de astronomia é muito ampla, mas quase nunca é discutida. Ela pode ser vista em diversas matérias e essa é nossa proposta: levar conhecimento e preencher as lacunas existentes nos currículos escolares”, explicou Jerônimo.

Também da UFPI, o projeto de extensão Mais Sorriso, Mais Saúde, dos estudantes Bernardo Blanche e Francisca Tereza, privilegia o trabalho voluntário em hospitais e postos de saúde, com o objetivo de tratar a questão de forma lúdica e educativa.

O programa reúne estudantes das áreas de enfermagem e nutrição para promover a saúde nestes locais.

‘’A gente vai até as comunidades para conversar com pessoas que não são muito instruídas, vamos nos abrigos dos idosos, nos hospitais infantis, e com muito humor e carinho, tentamos  tirá-los da melancolia, da depressão de estar ali naquele lugar tão frio que é uma cama de hospital’’, falou Bernardo.

Os trabalhos poderão ser visto até o dia 31 de janeiro, na Praça Verde, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo