Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Mostra de audiovisual da Bienal traz obras primas do Cinema Novo

27/01/2017 às 18:10, por Sara Puerta.
Filme sobre a sede da UNE na Praia do Flamengo também será exibido em versão prévia
A mostra convidada de audiovisual da 10ª Bienal da UNE homenageia um movimento fundamental na construção da cultura nacional durante o século XX, o Cinema Novo. Para isso, o festival traz filmes aclamados relacionados a essa estética, que surgiu no Brasil nos anos 1950.

No primeiro dia da Bienal (29) será exibido o documentário Cinema Novo, lançado  ano passado e que retrata, em formato de ensaio, essa era do movimento cinematográfico. A exibição será seguida por um debate com o diretor Ery Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha.


Também no domingo, o antológico  “O Desafio”, de Paulo Cesar Saraceni, será atraçao da mostra. O longa traz cenas clássica do Show Opinião, de 1964.

No segundo dia (30), o festival traz Os Fuzis (1964), do cineasta Ruy Guerra, em sua versão original, sem os cortes da censura, além do premiado “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, integram a programação.

Produzido pelo CPC da UNE, movimento de referência na cultura nacional durante os anos 1960, “Cinco vezes Favela” é uma das atrações do terceiro dia (31). Na obra, cinco curtas com diferentes diretores.

Praia Do Flamengo, 132

Também no dia 31, em versão prévia, o documentário Praia do Flamengo 132 é um destaque da mostra. O filme trata da história do edifício da UNE, incendiado no dia primeiro de abril de 1964, data fatídica do Golpe Militar, deflagrando a repressão ao movimento estudantil que viria nos próximos 30 anos.

De acordo com o diretor Vandré Fernandes, o filme trata de fatos históricos por meio da trajetória da sede da UNE no Rio de Janeiro,- o nome do longa é o endereço do edifício.

“Optei por apresentar essa versão , ainda que não finalizada, para ver a reação do público. O objetivo também é que o filme incite um debate político mais amplo, sem esse acirramento que estamos vivendo. Isso é possível pois teremos nele uma linha histórica de 80 anos.”, conta.

Confira programação da Mostra Audiovisual 

29/01 – Domingo

17h às 20h – Mostra convidada de audiovisual

Filme: Cinema Novo
Duração: 90’’
Convidado: Eryk Rocha (Diretor do filme)
Local: Sala 2 Cinema do Dragão (embaixo do Planetário)

20h às 22h – Mostra convidada de audiovisual

Filme: O Desafio
Duração: 86 min’’
Diretor: Paulo César Saraceni
Local: Sala 2 Cinema do Dragão (embaixo do Planetário)

30/01- Segunda-Feira

17h às 20h – Mostra convidada de audiovisual

Filme: Os Fuzis
Duração: 80″
Diretor: Ruy Guerra
Local: Sala 2 Cinema Dragão do Mar (embaixo do Planetário)

20h às 22h – Mostra convidada de audiovisual

Filme: Deus e o Diabo na Terra do Sol
Duração: 125’’
Diretor: Glauber Rocha
Local: Sala 2 Cinema Dragão do Mar (embaixo do Planetário)

31 de janeiro – Terça Feira

17h às 20h – Mostra convidada de Audiovisual – Memória do Movimento Estudantil
Filme: Praia do Flamengo 132
Convidados: Vandré Fernandes (Diretor do filme), Franklim Martins (Instituto Lula), Gustavo Petta (Vereador de Campinas)
Local: Sala 2 Cinema Dragão do Mar (embaixo do Planetário)

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo