Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Marchas do Orgulho Crespo tomam às ruas no mês da Consciência Negra

06/11/2015 às 17:01, por Cristiane Tada.

Em Salvador o ato acontece neste sábado (8) e em Belo Horizonte no dia próximo dia 29

Em julho deste ano em São Paulo, uma grande Marcha do Orgulho Crespo, comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha tomou às ruas e acabou influenciando uma série de manifestações sobre o tema pelo país.

Agora em novembro, mês da Consciência Negra, Salvador, Belo Horizonte e outras grandes cidades do país se preparam para marchar levantando essa bandeira de orgulho as suas raízes e contra o racismo.

Para a vice-presidenta da UNE, Moara Correia, a população negra, em destaque as jovens mulheres, aprenderam ao longo da sua trajetória a questionar na política seus anseios e dores. E atualmente estão conseguindo dar visibilidade a esses questões. “Nossa afetividade, ou a ausência dela, é política. Assim como nosso estética. Aprendemos, durante a vida, a nos amar. Amar nossos corpos e nossos cabelos. Aprendemos a nos conectar umas com as outras e através das redes nos fortalecer”, explica ela.

Na opinião de Moara a Marcha do Orgulho crespo é um momento ‘não apenas de dizer para nós mesmo que nossos cabelos são bonitos, mas dizer para o mundo que nos amamos, que temos orgulho da nossa cor e da nossa identidade. Falar sobre estética pode parecer fútil, mas através dessa temática ocupamos os espaços públicos, denunciamos o racismo e reinventamos as formas tradicionais de fazer politica”, afirma.

A I Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador acontecerá no dia 07 de Novembro de 2015 com concentração no Campo Grande a partir das 14 horas. (clique e saiba mais sobre o evento)

Já a 1ª Caminhada Crespa de Belo Horizonte – Contra o racismo e pela valorização da estética negra acontece no dia 29 de novembro às 13h na Praça Sete. (clique e saiba mais sobre o evento)

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo