Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Mais de 60 convidados e 50 debates no Congresso da UNE

03/06/2015 às 16:14, por Cristiane Tada.

Encontro reúne congressistas, líderes de movimentos sociais, intelectuais e representantes de professores em luta em Estados como Paraná e São Paulo

 

Uma das características do Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que terá sua  54ª edição nesta semana em Goiânia (GO), é ser um fórum aberto a temas urgentes da sociedade. O encontro abrigará cerca de 50 debates, com mais de 60 convidados a trocar experiências com 10 mil estudantes de todos os Estados esperados para o evento.

 

O congresso vai até domingo (7), e debates se concentram na quinta (4) e sexta (5), na Praça Universitária e em auditórios de unidades da UFG (Universidade Federal de Goiás) e da PUC-GO.

 

A seleção de convidados inclui brasileiros como o diplomata Samuel Pinheiro Guimarães, defensor histórico da soberania nacional, e representantes de movimentos sociais contemporâneos como Guilherme Boulos (MTST) e Pablo Capilé (Fora do Eixo).

 

Entre os congressistas confirmados estão os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS) e Renato Roseno (PSOL-CE). O ministro Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) e o secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, também são esperados nos debates.

 

O coordenador da campanha geral pelo direito à educação, Daniel Cara, discutirá com os estudantes sobre o atual quadro do ensino no país. O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, participa do ato da UNE em memória aos estudantes mortos, torturados e perseguidos durante a última ditadura militar.

 

A jornalista Laura Capriglione, integrante do coletivo Jornalistas Livres, debaterá a democratização dos meios de comunicação no Brasil. Para conversar sobre a reforma política e o fim do financiamento privado de campanhas, um dos convidados é o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Aldo Arantes.

 

Será também reforçada a solidariedade dos estudantes aos professores atualmente em greve em alguns Estados, profissionais que têm enfrentado desafios e ataques nos últimos meses.

 

Comparecerão ao Congresso da UNE Hermes Leão, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, e Maria Izabel Azeredo Noronha, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo-Apeoesp.

 

Confira a programação completa aqui.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo